• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Solução livre realiza gestão de hardware e software no governo
Info

Notícias

notícias

General

Solução livre realiza gestão de hardware e software no governo

Desenvolvido pela Dataprev e SLTI, o Cacic passou por importantes evoluções desde que foi adotado pelo Serpro.

Sele SLO Coletor Automático de Informações Computacionais (Cacic) é um software livre, público e gratuito. Desenvolvido em 2004, através da parceria da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, seu objetivo inicial era realizar um inventário de hardware e software nas agências do INSS.

A partir dessa necessidade, surgiu uma ferramenta capaz de realizar a gestão de todo um parque computacional, além das informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos. O Cacic fornece ao usuário um conjunto completo de informações sobre as estações de trabalho e servidores, permitindo análises precisas e tomadas de decisões assertivas sobre a evolução e atualização do seu parque tecnológico.

O Serpro optou pelo uso do Cacic não somente para atender as suas necessidades de coletar informações de hardware e software de estações de trabalho, mas também com o objetivo estratégico de fortalecer a utilização e o desenvolvimento de um software público já utilizado em vários órgãos do Governo Federal.

Evolução
Utilizado pela empresa desde 2006, o Cacic vem apresentando adaptações e melhorias. "A  princípio não havia integração com outras ferramentas de gestão, o que dificultou a utilização das informações coletadas automaticamente. No início de 2011, o Serpro implantou uma versão mais robusta e de forma mais estruturada, com a possibilidade de cruzar informações com outras ferramentas de gestão, como por exemplo o Spekx, sendo possível produzir relatórios gerenciais mais consistentes", recorda Elvis Zamith Vilar Evangelista, da Supsi, de Curitiba. Ele participou do processo de implantação do Cacic no Serpro. Além da rede interna, o software está implantado em clientes como a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e o Ministério Público Federal.

Atualmente, o Cacic faz parte de uma solução mais completa chamada Sistema de Gerenciamento de Configuração (SGConf). "O papel do Cacic é alimentar o SGConf com informações de hardware e software das estações de trabalho. Através do cruzamento de dados, se torna possível a identificação de máquinas que estão com configurações fora do padrão, o controle de licenças de softwares proprietários e o acompanhamento da utilização de softwares livres", explica o chefe do Centro de Especialização em Estação de Trabalho, da Regional de Salvador, Ney Figueiroa de Senna Filho.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico