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Susep migra seu centro de dados para CPD do Serpro

Realizada durante o feriado, a operação de alta complexidade ocorreu sem impactos para os usuários finais, após 11 meses de trabalho. Sessenta sistemas da Superintendência de Seguros Privados agora estão hospedados na Regional do Rio de Janeiro.

Durante o feriado desta semana, foi concluída a migração do Centro de Dados da Superintedência de Seguros Privados (Susep) para o CPD da Regional Rio de Janeiro do Serpro. A hospedagem e ciclo produtivo do Centro de Dados da Susep integram ações previstas no contrato de prestação de serviços assinado entre o Serpro e Susep e engloba a migração de 60 sistemas corporativos (conjunto de aplicativos e bancos de dados). Esses sistemas ficavam hospedados anteriormente nas instalações da Superintendência, na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio de Janeiro. O conjunto de equipamentos e software foi disponibilizado pelo Serpro.

Segundo o diretor da Susep, Paulo dos Santos, a segurança foi o ponto fundamental que levou à decisão pela migração, sendo o saldo de todo o trabalho com o Serpro positivo. “Nossas condições de segurança eram precárias. Isso foi descrito num relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Levar o Centro de Dados para o Serpro era a melhor solução. De modo geral, os aspectos positivos se sobressaíram. A equipe procurou nos atender bem e é natural que existam dificuldades. Mas no fim, as pessoas nem perceberam que houve a migração. O sistema parou de sexta-feira até quarta-feira e, após o feriado, voltou normalmente. Ficamos preocupados com o retorno, mas tudo funcionou bem”, comentou Paulo dos Santos.

Da pesquisa aos testes
O processo completo da migração ocorreu em 11 meses, de acordo com o analista do Serpro Érico Leoti. A primeira etapa englobou o levantamento de todas as informações do ambiente de aplicativos e do banco de dados e, na segunda fase, foi montada a estratégia de migração para que o impacto fosse o menor possível para os usuários da Susep. A última fase abarcou os testes e, para Érico Leoti, foi o período com mais desafios: “O período mais crítico foi o de testes, que durou 45 dias. Equipes da Susep de desenvolvimento e infraestrutura cuidaram dessa etapa avaliando todos os pontos vulneráveis. O sucesso desse trabalho de testes acabou por facilitar a migração”, detalhou.

Além de atender a demanda por segurança e estrutura melhores, a transferência do Centro de Dados da Susep para o Serpro representa uma mudança importante no modelo de contrato de serviços, segundo o coordenador de Segurança e Infraestrutura de Sistemas da Susep, Marcus Vinícius Motta da Cruz. “Agora estamos menos dependente do nosso equipamento e, se precisarmos de mais espaço, podemos ampliar o contrato com o Serpro, sendo um modelo mais elástico para atender às demandas. Também vamos contar com uma equipe especializada em hardware, responsável pela manutenção”, pontuou Marcus da Cruz.

Complexidade x Planejamento
Para o superintendente do Serpro, Marcos Sobrosa, o planejamento cuidadoso da migração e a interação entre as equipes foram relevantes para o sucesso da empreitada de alta complexidade. “Trabalhamos em um processo de internalização de serviços de TI e nosso planejamento foi calculado passo a passo, isso para termos os riscos mapeados e mitigados. Trabalhamos com a internalização da rede local, criamos condições de comunicação e fizemos várias simulações. Um dos pontos mais importantes nesse processo foi que todas as equipes do Serpro tinham a consciência do objetivo principal: que a migração gerasse o menor impacto possível. E ela foi extremamente tranquila, graças ao planejamento”, detalhou Sobrosa.

A Susep já planeja ter o Serpro como parceiro para implantação de uma série de grandes sistemas, como os de contagem de frequência, contagem de custos e mapeamento do processo de trabalho.

Comunicação Social do Serpro - Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2010

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