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Sustentabilidade e viabilidade são os focos da governança em TI
Nesta quinta-feira, 28, o Consegi 2008 promoveu mais uma atividade que discutiu a importância da tecnologia nos rumos das instituições modernas. No painel “Modelos de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação”, o objetivo foi avaliar o aperfeiçoamento da gestão de TI em empresas públicas e de capital misto como transformadora da qualidade e da eficiência corporativa.
A mediação foi realizada por Edméia de Andrade, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, que conduziu a apresentação de cases e propôs a abordagem da temática do painel, lembrando que tal assunto é muito pouco abordado na esfera da informática pública. “Os governos devem se conscientizar que tal discussão está no centro de uma gestão visivelmente melhor”, explicou.
Mudança profundas
O gerente geral da área de Tecnologia de Informação do Banco do Brasil, José Francisco Alvarez Raya, falou sobre o uso da governança de TI no banco. “Num primeiro momento, o BB padronizou os conceitos acerca do tema e estruturou os processos corporativos”, afirmou. “O passo final foi alinhar as ações aos objetivos de sustentabilidade (econômica e ambiental) propostos às instituições atuais”, completou.
Em outro momento, o chefe de departamento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, João Souza Neto, comparou a governança de TI com a governança corporativa. Além disso, demonstrou como a TI da empresa deve ser aderente ao seu negócio e salientou a importância de uma gestão estratégica bem executada. “A viabilidade a longo prazo da instituição depende de suas decisões e da forma como elas são feitas”, finalizou.
No final do painel, Cláudio Muniz Cavalcanti, gerente de Gestão Corporativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI, apresentou os desdobramentos da Instrução Normativa 04/08. “Esta IN publicada pelo SLTI pretende alinhar o uso da TI na Administração Pública, racionalizando recursos e promovendo a integração dos diversos órgãos de governo”, disse. “Este é mais um esforço da secretaria para melhorar o desempenho da governança de TI na esfera pública”, concluiu.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 28 de agosto de 2008