• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Tecnologia é essencial para a realização de grandes eventos
Info

Notícias

notícias

General

Tecnologia é essencial para a realização de grandes eventos

O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, participou do encontro “TIC na Copa 2014” e anunciou os projetos da empresa para auxiliar a organização do evento.

Realizado ontem, 11 de agosto, o “TIC na Copa 2014” teve como primeiro painel o “Planejamento da infraestrutura de TIC e Missões Críticas para Grandes Eventos”, com a participação do subsecretário de Inclusão Digital do GDF, Odilon Neves Jr, do representante de tecnologia da guarda municipal do Rio de Janeiro, Eurivaldo Joaquim da Silva, e do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Na ocasião, Mazoni ressaltou que o Rio de Janeiro será a demanda principal das soluções de TIC providas pelo Serpro, pois além de ser uma das cidades da Copa 2014, sediará eventos grandiosos nos próximos anos, como o Rio + 20, a Copa América e as Olimpíadas 2016. Segundo ele, a garantia de infraestrutura para atender estas demandas é dada pela expansão dos bancos de dados com tecnologia em nuvem. “Além do centro de dados de Brasília, temos agora o novo prédio do Andaraí, no Rio de Janeiro, que irá auxiliar nesta expansão, além de outras localidades, como Florianópolis, com o projeto Sapiens”, explica Mazoni.

Entre os projetos de aplicação de TIC em desenvolvimento pelo Serpro está a criação de uma identidade eletrônica para os turistas. Cada turista receberá uma identidade através da qual poderá acessar um portal que o auxiliará com dicas de locomoção e serviços, como endereços úteis, serviços de táxi, restaurante, hospedagem. Um dos objetivos é incentivar uma permanência maior do visitante no país. “A ideia principal é garantir ao turista segurança e mobilidade”, resume.

A melhoria da infraestrutura dos aeroportos para atender o grande fluxo de voos será desenvolvida em parceria com a Infraero e as empresas aéreas, e com o apoio do Ministério da Defesa, num esforço de integração de sistemas voltados ao atendimento dos passageiros via internet e telefonia móvel. “Atualmente, grande parte dos passageiros compram suas passagens e realizam o check-in in pela internet ou celular. O grande gargalo é o despacho das bagagens. Por isso, queremos desenvolver um sistema de despacho de bagagens pela internet e celular, via bluetooth, que indicará ao passageiro onde ele mesmo despachará sua bagagem, de acordo com sua localização, em despachos compartilhados pelas empresas”, informa Mazoni.

Outra solução em desenvolvimento é o controle de entrada dos turistas através do passaporte eletrônico, que permitirá maior rapidez no atendimento. Atualmente o passaporte brasileiro é um dos mais seguros do mundo, ao lado do passaporte inglês e do português (que serviu de modelo ao nosso).

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 12 de agosto de 2011

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico