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Telefonia IP do Serpro completa 2 anos com benefícios significativos
Implementada no Serpro há aproximadamente dois anos, a Telefonia IP possibilita uma gestão mais dinâmica do setor de telefonia da empresa, porque proporciona maior agilidade e flexibilidade no atendimento às demandas, especialmente às de expansão, já que em um prazo bem reduzido e com baixo investimento, novos ramais podem ser disponibilizados aos usuários. Os atributos da nova tecnologia possibilitam não só o atendimento de demandas urgentes com maior rapidez, como também permitem que se ultrapassem as fronteiras da empresa, disponibilizando ramais para fora das suas instalações físicas, contribuindo assim para a eficiência das operações do Serpro.
O VoIP (Voice over Internet Protocol), conhecido também por Voz sobre IP, é uma tecnologia de comunicação relativamente nova, com a qual é possível efetuar e receber chamadas através da internet. A tecnologia consiste basicamente em digitalizar a voz, em pacotes de dados, para que se trafegue pela rede IP e, em seu local de destino, se converta em voz novamente. A solução permite que duas ou mais pessoas, distantes geograficamente, comuniquem-se utilizando redes de dados. Por estar ligada à internet, traz a vantagem de poder integrar telefones VoIP a outros serviços como chamadas de vídeo, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de listas telefônicas. Além disso, também significa que o custo da chamada independe da localização e do horário.
Como benefícios, podem ser citadas ainda a economia com investimento em comunicação de voz, novas funcionalidades para os usuários, convergência de tecnologias, integração de sistemas e serviços, redução de custos em ligações, maximização do uso de recursos de infra-estrutura, avanço e liberdade tecnológica.
Desde a primeira versão, apresentada no Serpro em 2007, as soluções em telefonia sobre IP mostram-se estáveis, com qualidade de áudio satisfatória e totalmente viáveis para sua implementação em toda a empresa. Os benefícios e as novas funcionalidades não só justificam o investimento, como também proporcionam uma diminuição de gastos com custeio em curto prazo. Só para se ter uma ideia, com as implementações atuais já houve redução de custos e expansão de ramais em localidades que tiveram problemas com a telefonia convencional e foi possível disponibilizar aos teletrabalhadores ramais com ligações a custo zero.
"Isso é apenas a 'ponta do iceberg' para as possibilidades e ganhos que a tecnologia já trouxe e trará para o Serpro, empregados, para o governo e também para a sociedade", afirma Saulo Martins, da Superintendência de Suporte e Consultoria em Infraestrutura de TIC da Empresa.
Funcionamento
Um ramal IP é criado em um PABX IP. Esse ramal é "virtual", pois não existe fisicamente, não está atrelado a nenhum equipamento e pode ser configurado em qualquer computador ou em qualquer telefone IP, seja na rede interna da corporação, em casa, no aeroporto ou em qualquer outro lugar do país, desde que haja conectividade como o PABX IP (via Internet).
Assim, um funcionário em viagem pode ter seu ramal registrado no notebook e realizar e receber ligações usando a internet ou, até mesmo, usar seu ramal em outra localidade do Serpro, sem a necessidade de ocupar o ramal do colega.
Comunicação Social do Serpro - Belém, 21 de julho de 2010