• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Todos os olhos no Imposto de Renda
Info

Notícias

notícias

General

Todos os olhos no Imposto de Renda

Serpro monta sala de comando para monitorar os últimos dias de entrega do IRPF 2013
Máquinas, softwares e especialistas garantem o sucesso no envio de declarações
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Belo Horizonte — 25 de abril de 2013

Começou a funcionar nesta quarta-feira, 24, em Brasília, a "Sala de Comando do Imposto de Renda", que reúne técnicos de várias áreas do Serpro, como Operações, Centro de Dados, Gerência de Serviços, Relacionamento com Clientes e Desenvolvimento. O ambiente atua no gerenciamento do serviço de entrega das declarações do IRPF 2013.

O coordenador da Sala de Comando, Marcelo Firpo, explica que o espaço conta com softwares de acompanhamento da rede (segurança e volumes de tráfego) e dos ativos de produção (mainframe, banco de dados e servidores Web), além de um aplicativo de desenvolvimento que apresenta os quantitativos de declarações recebidas em tempo real.

"Com a estrutura destinada e atuação dos especialistas, a sala de encerramento monitora o serviço e pode atuar, se necessário, em situações que comprometam sua disponibilidade ou performance. Para esses casos, a atuação acontece em conjunto com os Centros de Comando de Brasília e de São Paulo", relata Marcelo.

A existência da Sala de Comando na reta final da entrega das declarações é uma tradição do Serpro nos últimos anos. Seu propósito é a manutenção de níveis de serviços desejados, com ação efetiva e corporativa, se for preciso. Segundo Marcelo, esse nível de atuação é fundamental, sobretudo no fim do período de envio das declarações, quando os volumes de dados são muito altos. No ano passado, das mais de 25 milhões de declarações entregues pelos contribuintes, 11 milhões foram enviadas na semana final do prazo, quase três milhões apenas no último dia. Para 2013, a expectativa da Receita Federal do Brasil é que sejam recebidas mais de 26 milhões de declarações.

Mais garantias
Este ano, de acordo com Marcelo, uma das novidades tecnológicas - totalmente despercebida pelos usuários - é que as declarações são recepcionadas no Serpro em dois ambientes: nos sites de Brasília ou São Paulo. "Ter mais de um caminho de chegada nos permite mais garantias de que o serviço estará respondendo quando solicitado. Desde o ano passado, o evento de download do Programa Gerador de Declaração também segue essa distribuição, fazendo com que possamos dimensionar e redirecionar o tráfego de dados nos nossos ambientes produtivos", afirma.

Números
O primeiro dia de funcionamento da Sala de Comando do IRPF foi, até agora, o dia com o maior tráfego de dados, com a entrega de 1.011.881 declarações. Ontem também houve um pico de mais de 87 mil documentos enviados em apenas uma hora. Até o fechamento desta matéria, haviam sido entregues 15.941.207 declarações, desse total mais de 15 mil foram enviadas utilizando a tecnologia da certificação digital.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico