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Três estados recebem telecentros no primeiro semestre

Desde o início do ano, foram inaugurados cinco telecentros comunitários, uma das principais ações do Programa Serpro de Inclusão Digital (PSID). Os estados contemplados foram Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Para a criação dos telecentros, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) doa microcomputadores para entidades públicas e instituições da Sociedade Civil. O objetivo do programa é estimular o uso da tecnologia em todo o país, visando ampliar a cidadania, inserir o cidadão na sociedade da informação e fortalecer o desenvolvimento local. O primeiro telecentro foi inaugurado no Instituto Municipal de Assistência a Saúde Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, em 2004. Atualmente existem 398 telecentros em atividade e 4.359 máquinas já foram alocadas.

Luiz Cláudio Mesquita, da Coordenação Estratégica de Inclusão Digital, explica que os telecentros possibilitam ao cidadão digitalmente excluído a mesma oportunidade do cidadão inserido. “Por meio dele, pode-se relacionar nas redes sociais, fazer pesquisa escolar, cursar universidade a distância, usufruir serviços de governo eletrônico disponíveis na internet, como por exemplo, emitir certidões negativas, obter informações sobre serviços públicos e, por que não dizer, fazer compras”, afirma.

Tânia Sueli Muniz de Oliveira, diretora geral do Centro de Educação e Inclusão Social Betânia, entidade beneficiada por um telecentro há quatro meses, confirma o benefício da inclusão ao apresentar os dados do mês de junho do telecentro. Foram atendidas 373 crianças, 25 adolescentes e 49 adultos. Para Oliveira, o telecentro veio em boa hora. O projeto de contra turno do Centro de Educação, que estava parado por falta de computadores, agora voltou à ativa. “Usamos o telecentro também em aulas de reforço a partir de jogos educativos e aulas de informática para alunos, funcionários e ex-alunos”, explica.

Ao levar inclusão digital a diferentes estados da federação, o Serpro proporciona diversos benefícios às comunidades, como acesso aos serviços de governo eletrônico dos três níveis: federal, estadual e municipal; acesso à informação variada por meio da rede mundial de computadores (Internet); cursos de informática e de educação a distância para atualização profissional; reforço escolar para crianças, jovens e adultos; fomento da produção cultural comunitária (áudio, vídeo, web-art); distribuição de conhecimento; estímulo à inserção social com a possibilidade de participação em redes de relacionamento, blogs e fóruns virtuais.

Confira os telecentros implantados desde janeiro de 2011:

  • Centro de Educação e Inclusão Social Betânia – Paraná
  • Lar Batista Esperança Casa Lar Araucária – Paraná
  • CEISB – Centro de Educação e Inclusão Social Betânia - Paraná
  • Prefeitura Municipal de Taquara – Rio Grande do Sul
  • Instituto de Inclusão e Responsabilidade Social se Liga – São Paulo

Comunicação Social do Serpro - Florianópolis, 6 de julho de 2011

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