• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

General

Um acordo camarada

Carta de intenção formaliza o compartilhamento de soluções, além de ser importante para a economia nos órgãos públicos

Mais uma tentativa de incentivar o uso do software livre nos órgãos públicos veio na semana passada. Na última quinta-feira, foi assinada uma carta de intenção de cooperação técnica entre a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), o Serpro, a Emprel e o Centro de Telemática de Área do Exército - 5ª CTA.

A parceria busca aprofundar as pesquisas e o desenvolvimento acerca do software livre. Dessa forma, as entidades parceiras irão disponibilizar entre si estudos, além de experiência. "Será uma troca bastante enriquecedora para todos os envolvidos", afirma o presidente da ATI, Joaquim Costa.

Ganho para o governo e também para a sociedade, pois haverá uma redução de custo com a utilização do software livre já que não é necessária a compra de licença para o uso desse tipo de programa. "Em algumas situações é bem mais vantajoso utilizar o software livre", afirma Joaquim, citando o exemplo do "Expresso livre" - uma solução, desenvolvida pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), que funciona como um correio eletrônico, agenda e catálogo de endereços. "Queremos expandir esse programa para as secretarias do estado até o final do ano. Assim, haverá uma economia pois não teremos que comprar licença para uso de uma ferramenta como essa", comenta Joaquim. Além da expansão do "Expresso Livre", Joaquim afirma que a ATI quer fomentar o uso do Linux nas estações de trabalho de todo o governo, lembrando que isso só vai acontecer nos casos em que não for necessário o uso do software proprietário.

De acordo com o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, com os resultados dessa parceria, o cidadão terá a oportunidade de ter melhores serviços, oriundo das melhores práticas. "Então, ganha-se qualidade e tempo. E, assim, o tempo que iria ser desperdiçado, será utilizado em outros serviços", cita, complementando que o mundo do software livre é de colaborações e depende de redes e interesses. Esse acordo vai possibilitar o compartilhamentode soluções. Vai fortalecer as redes. Vale lembrar que a colaboração entre ATI e Serpro já existia. "Mas, após a assinatura da carta de intenção, essa parceria foi formalizada", ressalta Joaquim.

Diario de Pernambuco – PE, Raítza Vieira, 1 de abril de 2009

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico