General
Valparaíso de Goiás será primeira cidade a usar o Expresso

Na manhã desta terça-feira, dia 15 de outubro, a prefeita de Valparaíso de Goiás (GO), Lucimar Nascimento, e o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, se reuniram para discutir assuntos relacionados ao Cidades Digitais, um programa do Ministério das Comunicações que tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros.
Na ocasião, Lucimar mencionou o interesse em informatizar os processos administrativos da prefeitura e utilizar a ferramenta de correio eletrônico Expresso no município. Por sua vez, o Serpro anunciou que tem se estruturado para prover serviços em nuvem para as prefeituras brasileiras, atendendo aos princípios definidos no programa Cidades Digitais. A intenção da empresa é prover a infraestrutura computacional necessária para hospedar os sistemas de informação que fazem parte do rol de serviços que serão ofertados aos municípios no âmbito do programa.
A intenção é realizar um acordo de cooperação entre as duas instituições para que Valparaíso de Goiás se torne o piloto da nuvem de serviços do Serpro e sirva como base de análise técnica para o Cidades Digitais. De acordo com Marcos Mazoni, o Serpro vai prover quatro soluções para a prefeitura, dentre elas o correio eletrônico Expresso. "Vamos começar pelo serviço de correio para evitar que a prefeitura utilize ferramentas que estão hospedadas fora do país", afirmou o diretor-presidente.
A agenda de trabalhos começa ainda em outubro e o Expresso será utilizado inicialmente pela área administrativa da prefeitura. A intenção é colocar todos os profissionais da prefeitura de Valparaíso conectados à solução até o final deste ano. Todo o serviço será hospedado na nuvem do Serpro.