• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Venha o que vier
Info

Notícias

notícias

General

Venha o que vier

Processo de continuidade visa que atividades da empresa prossigam em qualquer situação
PSCN: mapeamento de riscos, previsão de impactos e planejamento para enfrentar incidentes graves
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Curitiba — 02 de outubro de 2012

A contingência é uma das principais preocupações dos administradores das mais diversas organizações, e com o Serpro não é diferente: desde 30 de abril deste ano, está em vigor o Processo Serpro de Continuidade de Negócios (PSCN), de caráter corporativo e destinado a identificar e reduzir os riscos para as atividades que a empresa desenvolve.

O PSCN envolve a participação de diversas áreas da empresa e unidades de operações, dentre elas a Superintendência de Gestão de Serviços (Supgs), Superintendência de Logística (Supgl) e Superintendência de Desenvolvimento (Supde).

De acordo com Luciana Gomes, da Supgs, uma das responsáveis pela implantação do PSCN nas diversas áreas do Serpro, o processo atualmente envolve o treinamento e capacitação presencial dos representantes em cada área. “Além disso, está sendo criado um curso sobre o assunto, na modalidade a distância, para que mais pessoas possam ser capacitadas”, diz.

Identificar os riscos, pensar soluções
Para ter sucesso, o PSCN depende da identificação dos riscos para os negócios da empresa e de seus possíveis impactos. Inicialmente, as unidades informam quais são os serviços que consideram os mais críticos, aqueles que gerariam um grande impacto se ficassem indisponíveis.

“Uma vez informados esses serviços, chamados de Serviços de Missão Crítica, eles são validados pela Diretoria. A partir daí, os gestores desses serviços avaliam os impactos da interrupção, preenchendo um formulário próprio”, diz Luciana. Depois dessa etapa, “os riscos desses serviços são avaliados, usando a metodologia que a empresa já dispõe para essa atividade”, o Gerenciamento de Risco Simplificado.

Na etapa seguinte do processo, as equipes técnicas identificam qual a melhor estratégia de continuidade para os Serviços de Missão Crítica e formalizam esse plano de contingência, de maneira que fiquem compreensíveis e acessíveis a todos os envolvidos.

O PSCN é considerado de vital importância para as atividades que o Serpro desenvolve atualmente. Ele permite que a empresa  responda melhor quando há alguma interrupção grave nos serviços mais críticos. Além disso, a organização “estará aderente a padrões de mercado e normativos de governo que enfatizam a importância da gestão de continuidade de negócios”, finaliza Luciana.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico