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Vida automotiva inteligente é tema de fórum internacional

Tecnologia para a gestão do trânsito e sistemas desenvolvidos pelo Serpro foram destaques
Serpro foi um dos patrocinadores do evento realizado em Porto Alegre
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por Comunicação Social do Serpro - Porto Alegre — 03 de abril de 2014

Há cerca de quinze dias, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal apreendeu uma Ferrari que carregava em seu prontuário nada menos que 52 infrações por excesso de velocidade. A ocorrência de casos como esse ficará menos provável quando o Siniav, Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos, estiver em operação. Ao passar por antenas em forma de portais, estrategicamente distribuídos pelas vias, carros com situação irregular serão identificados, agregando eficiência às buscas realizadas pelas autoridades de trânsito.

Programado para entrar em funcionamento até junho de 2015, o Siniav é também chamado de emplacamento eletrônico e, para o usuário, começa com a colocação de uma etiqueta com chip no vidro dos carros. O chip é semelhante àqueles utilizados na saída de lojas para evitar furtos, baseados em radiofrequência (RFID, sigla de Radiofrequency Identify).

Ao passarem por antenas distribuídas pela cidade, os veículos emplacados eletronicamente terão suas informações retransmitidas para os Detrans, tais como placa, marca, ano, modelo. Ou seja, somente as informações públicas. Já os dados como nome do proprietário e número do Registro Nacional de Veículos (Renavan) não constarão da memória deste chip.

Um sistema identifica, o outro identifica e também monitora

Existe uma outra solução desenvolvida pelo Serpro para o Denatran que pode conter essas informações particulares, que possibilitam monitoração de segurança: é o Simrav, ou Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos. A implantação desse sistema depende ainda de algumas definições legais, relativas à salvaguarda de privacidade, já que com essa tecnologia é possível não apenas saber onde o veículo passou, mas também localizar onde ele está, e, se for o caso, acionar seu bloqueio.

Além dessas duas diferenças entre Siniav e Simrav, o diretor de Desenvolvimento do Serpro, José Luiz Maio de Aquino, distingue outros aspectos. “O Siniav será aplicado a toda a frota de veículos já em circulação e utiliza a tecnologia RFID. Já o Simrav será destinado apenas aos novos veículos, utilizando os mesmos recursos e estruturas da telefonia móvel”, explicou Aquino em palestra ontem, 2, no Fórum Internacional de Inteligência Automotiva (FIIA).

"Será que esse carro foi roubado?"
Enquanto a função do Siniav é aprimorar a gestão do trânsito, a implantação do Simrav permitirá a monitoração voluntária, com vistas à preservação do patrimônio, facilitando a recuperação de carros furtados e roubados. “Sistemas como esse vão mudando nosso dia a dia. Basta citar que o Sinesp Cidadão, sistema desenvolvido pelo Serpro que permite a checagem de carros furtados, já teve mais de um milhão de downloads e 300 mil acessos. Esse sistema vem sendo responsável pela recuperação de muitos bens. O cidadão percebe um carro parado na sua rua por muitos dias, consulta o sistema, verifica que o veículo é furtado e faz a notificação”, exemplifica Aquino.

Outras possibilidades de inteligência aplicada ao trânsito foram apresentados na primeira edição do FIIA. Novidades como a monitoração da frota de ônibus, de forma que usuários verifiquem em tempo real a aproximação de cada ônibus à próxima parada (e se ele vem lotado ou não); monitoração mais precisa do comportamento dos táxis nos horários de pico e a verificação prévia de vagas para estacionar nas vias públicas são possibilidades já estudadas para aplicação em Porto Alegre, segundo José Fortunati, prefeito da cidade e atual representante da Frente Nacional de Prefeitos.

“Quando se reflete que a frota atual de veículos, considerando todos os tipos, está chegando a 80 milhões, fica evidente o quanto é essencial pensar formas mais eficientes de gerenciar o trânsito, principalmente nas grandes cidades”, destaca Mario Teza, coordenador do evento que ocorreu em Porto Alegre.

“É de se esperar que em pouco tempo os gestores locais tenham meios de controlar melhor a ocorrência de congestionamentos, monitorando os fluxos de via de acesso e redirecionando os condutores para áreas menos concorridas. Por isso é tão importante que nos reunamos e que troquemos informações sobre tecnologias e sistemas como esse, que causam impacto positivo na vida das pessoas e qualificam a vida do cidadão”, enfatizou Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro.

Além da presença de Mazoni e do prefeito, a mesa de abertura, mediada por Mario Teza, contou também com a presença de Antonio Carlos Valente, presidente da Vivo; e Max Leite, diretor de Inovação da Intel do Brasil.

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