General
Vitrine do Exportador tem versão em japonês desenvolvida pelo Serpro
A versão em japonês integra a comemoração dos cem anos da imigração japonesa para o Brasil.
Criado em 2001, o Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br) é mais um dos serviços desenvolvidos e mantidos pelo Serpro na área de comércio exterior. O sítio concentra o cadastro de aproximadamente 25 mil empresas exportadoras brasileiras e, tem versões em português, inglês, espanhol e francês. Oferece, ainda, serviços de construção de Vitrine Virtual, recurso que permite que o importador estrangeiro conheça produtos e contate empresas brasileiras.
A equipe da Superintendência de Administração Tributária e Comércio Exterior do Serpro no Rio de Janeiro é a responsável pela nova versão e, segundo o analista Cláudio Paranhos: “o fato de desconhecer os caracteres em japonês e descobrir como apresentá-los nas consultas ao Vitrine foi muito difícil, especialmente pelo curtíssimo prazo, mas conseguimos vencer mais este desafio”.
Intercâmbio comercial Brasil-Japão
Segundo o MDIC, de janeiro a maio, as empresas brasileiras exportaram para o Japão US$ 2 bilhões, valor 17,9% maior que o registrado no mesmo período de 2007. A pauta exportadora brasileira para o Japão é formada por produtos básicos (57,2%) e industrializados (41,9%).
Na mesma comparação, as importações brasileiras de produtos japoneses cresceram 49%, saltando de US$ 1,7 bilhão de janeiro a maio de 2007 para US$ 2,5 bilhões no mesmo período de 2008. Os produtos japoneses exportados para o Brasil são 99,4% industrializados.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 18 de junho de 2008