• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias Antigas  ›  Voz Livre: esse é o nome da telefonia do Serpro
Info

Notícias

notícias

General

Voz Livre: esse é o nome da telefonia do Serpro

O projeto de implementação da tecnologia VoIP está há algum tempo em estudo e testes no Serpro. Em 2011, conquistou forma, maturidade e ganhou um nome: Voz Livre.
O projeto Voz Livre reflete a inovação da telefonia
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Social do Serpro - Brasília — 08 de janeiro de 2012

Desde seu surgimento no século XIX, a telefonia vem registrando diversas evoluções tecnológicas. Do cobre à fibra ótica, passando pelas ondas eletromagnéticas do celular, a tecnologia tem se revelado muito bem sucedida na tarefa de unir pessoas separadas pela distância. O novo capítulo dessa história é a telefonia sobre IP, um modelo econômico e versátil que o Serpro começa agora a explorar e implantar dentro do governo brasileiro.

Depois de algum tempo em estudos e testes na empresa, o projeto de implementação da tecnologia VoIP foi batizado com o nome "Voz Livre" e começou a ser executado no ano passado.

O serviço já está em operação nos escritórios de Macapá e Rio Branco, nas regionais Fortaleza (Anexo), Florianópolis e Rio de Janeiro (Andaraí), e aos poucos tem sido instalado em outras cidades, como Salvador, Belo Horizonte e Brasília (Sede). Entre os principais objetivos da inovação podem se destacar a modernização da telefonia da empresa, redução de custos e alinhamento à política corporativa de independência tecnológica e uso de plataformas livres.

Confira a entrevista com Márcio Campos, líder do projeto do Voz Livre, na TV Serpro.

Autonomia
Para Saulo Martins, analista do Serpro, a obsolescência das centrais convencionais, os altos custos dos contratos, bem como a necessidade de expansão para atendimento de demandas reprimidas são fatores que levaram o Serpro a dedicar tempo nesse projeto. "Além disso, contamos com um corpo técnico altamente especializado, com capacidade para desenvolver, suportar e administrar internamente o serviço de voz corporativo", analisa.

Tecnologia
O Voz Livre usa a distribuição de telefonia Trixbox CE (community edition), composta principalmente pelo motor de telefonia IP Asterisk e interface de gerenciamento FreePBX. "O trixbox destaca-se por sua boa integração com fabricantes de telefones IP, interfaces com operadoras de telefonia, recursos avançados, conhecimento acumulado de outros projetos e licença GPL", identifica Alísio Cordeiro, analista do Serpro. Além disso, para a implementação da alta disponibilidade e envio de e-mail de voz (voicemail), o serviço usa os softwares livres, HeartBeat e PostFix, respectivamente.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico