https://www.serpro.gov.br/menu/quem-somos/eventos/hackserpro/hackserpro-online/mentores

Mentores

Mentores

keyle(1).jpgKeyle Barbosa - Serpro: Formada em Design pela Puc-Rio e pós graduanda em Gestão Estratégica em UX pela ESPM. Trabalha no Serpro desde 2014, tendo colaborado em soluções como Portal Gov BR, ProID,  Serpro Design, Design System de Governo, entre outros, atuando nos papéis de designer de interface e de experiência. Atualmente é uma das responsáveis pela condução da Jornada RUX (Responsável por User Experience), trilha de capacitação técnica para formação de colaboradores nos principais processos, ferramentas e técnicas para a adoção de UX em larga escala no Serpro.

 

jp.jpgJoão Paulo Novaes - Serpro: sou um cara inquieto e que acredita que sempre podemos fazer melhor! Pensando assim, há alguns anos participo da comunidade ágil e de startups com um desejo enorme de colaborar e resolver problemas reais. Atualmente estou apaixonado pelos negócios de impacto social e por isso criei o labhackerdobem.org e o brinquecoin.com, pequenos passos para quem sabe um dia mudar o mundo. Sou formado em Ciência da Computação, agile coach, entusiasta de UX, lider de um time incrível no Serpro. Também sou pai, escoteiro, ciclista e podcaster amador nas horas vagas.

  

Jamil.pngJamil Belo Jende - Serpro: Bacharel em Informática pela UCSAL e possui MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Atua com tecnologia há quase 20 anos. Já trabalhou em empresas de TI da iniciativa privada e também já foi fundador de uma empresa de tecnologia que atuava com outsourcing. Trabalha no SERPRO há mais de 14 anos, já participou como analista e desenvolvedor de diversos projetos de softwares relevantes para o governo brasileiro. Atualmente, está como gerente de departamento numa área de desenvolvimento de sistemas na empresa.

 

Mailson.jpegMailson Santos Filho: Co-Fundador e CTO da Fábrica de Negócio - Analytics & Data Mining. Cientista de dados com Mestrado pelo CIN/UFPE, Palestrante Pentaho Day 2014, 2015 e 2019. Mentor e Jurado Hackathon Sepro Recife 2019. Professor do Curso de Ciência dos Dados na POLI/UPE. Líder da Comunidade Oficial Pentaho Recife. Atua em Projetos de Analytics/Inovação desde 2008.

 

 

alexandria Cropped.pngCarlos Alexandria - Serpro: Com mais de dezesseis anos de experiência em empreendedorismo e gestão de negócios, destaca-se pela capacidade de direcionar foco e esforços em ações decisivas na concretização dos objetivos chaves nos projetos que comandou.  Nessa jornada, destacam-se a criação de duas Startups lucrativas. Possui também mais de seis anos de vida acadêmica, lecionando gestão de projetos em MBAs. Além disso, mais de quinze anos de prática esportiva no triathlon ajudam no desenvolvimento dos atributos da área afetiva, muito úteis à vida empresarial. 

 

bruno almeida(1).jpgBruno Almeida: Cientista de dados da Spassu Tecnologia, desenvolvendo soluções de inovação, inteligência artificial e transformação digital para Petrobrás a partir da abordagem ágil e metodologia Scrum. Cursando Mestrado em Pesquisa Operacional pela COPPE/UFRJ, na área de Inteligência Computacional. Formado em Física pela PUC-Rio. 

 

 

Neila(1).jpgNeila Souza - Serpro: Analista de sistemas no Serpro desde 2005. MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV e Especialização em Modelagem de Negócios na UFGRS. Atualmente me especializando em Ciência de Dados na PUC, liderando projetos de BI/Analytics, promovendo eventos Meetups sobre o tema e facilitando times ágeis na empresa.

 

 

Ezyo.jpgÉzyo Lamarca da Silva - Serpro: Engenheiro de redes (UFPA), tento atuado por 18 anos na área de Segurança de Informação e com mais de 16 anos de trabalho em administração de rede Windows, Linux e Novell nas maiores empresas públicas do Brasil (ECT, Serpro, PRODEPA). Certificado em Linux e Forense Computacional, com especialização em Gestão de Segurança de informação (UNISUL) e aperfeiçoamento em Gestão da Inovação (UFSC). Professor no curso de graduação em Sistemas de Informação (FEAPA) e nas especialização em redes Linux e Segurança Computacional (IESAM). Atua em Forense Computacional Corporativa no Serpro.

 

Fabiano Castro.jpgFabiano Castro Pereira - Serpro: concluiu Bacharelado e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi analista de sistemas no Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC/UFSC), onde trabalhou com projetos de pesquisa na área de Segurança em Computação. Atualmente trabalha como analista na Superintendência de Inteligência de Negócio do Serpro, em Florianópolis, onde atua na criação de novos produtos.

 

 

Marcelo Oliveira(1).jpgMarcelo Oliveira: Formado em ciência da computação pela Universidade Católica de Brasília com pós graduação em artes visuais. Gerente comercial para empresas de tecnologia pela RW3 com atuação no mercado público e privado, consultor em tecnologia para venture capital. Entusiasta no ecossistema de startup. 3º colocado na edição de startup weekend Brasília 2013. Gosto de fazer a ponte entre soluções inovadoras com potenciais clientes.


 

Raimundo Xavier.jpgRaimundo das Graças Lima Xavier - Serpro: Analista de sistemas do Serpro, onde atua como especialista em software livre, gerência de projetos, integrante do grupo de responsabilidade social, e é líder técnico da equipe especializada em criação e customização de pacotes Linux e Windows. Em 2018, foi selecionado pelo Desafio de Aprendizagem Criativa - realizado pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, tornando-se Fellowship MIT Brasil.  Atuante social, fundador e coordenador do Projeto Social Ação Parceiros e do Espaço de Aprendizagem Criativa, criando os Kits Educacionais MiritiLab para desenvolver a metodologia do aprender fazendo, brincado, errando e refazendo. Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

 

IMG_20200205_160951734_BURST000_COVER_TOP_2 Cropped.jpgLeonardo Ribeiro Soares - Serpro: Formação em Ciência da Computação pela UFBA, com MBA em consultoria de TI pela UNIFACS, líder em times de desenvolvimento de sistemas, trabalha a 8 anos no SERPRO, acumulando mais de 25 anos de experiências com desenvolvimento de produtos de diversos portes, para empresas como CITI Bank, HSBC, UBS, Bradesco, Itaú, Bayer Cropscience, Prosegur, Oi, Petrobras, Vale, entre  outras. Agilista, entusiasta da metodologia Lean, fundador de uma startup e sócio de outras empresas, tem uma veia de empreendedor e outra de líder em times de desenvolvimento pulsando juntas.

 

Artur Tupiassu.jpgArtur Tupiassu - Serpro: Tecnólogo em processamento de dados por formação, programador por vocação. Entusiasta da cultura ágil, possui 10 anos de experiência na gestão de pessoas e projetos de software e 20 anos de experiência como programador em diferentes linguagens. Atualmente ocupa a função de Gerente do Departamento de Cultura, Processos e Estratégias de Gestão da Diretoria de Desenvolvimento do Serpro, onde se dedica ao desenvolvimento de pessoas e times e à disseminação da cultura ágil.

 

 

fernando.pngFernando Tobgyal: Apaixonado por Ensino à Distância. Especializado em Design Instrucional. Design Thinking. Mentor e Consultor em Tecnologias Educacionais. Mestre Mídia e Tecnologia - Unesp. Graduado em Comunicação Social. Coordenador do Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo da Unibr Botucatu. Professor de Marketing – Graduação e Pós-Graduação. Unibr Botucatu e FGP – Pederneiras. Organizador do Conbioted e do Contead – Congressos Online. Produtor de Oficinas de Design Thinking e Marketing Digital.

 

 

Leonardo Davi(1).jpgLeonardo David Jorge Correa - Serpro: No Serpro desde 2010, tem atuado como analista de Qualidade e de Requisitos, e Gestão de Projetos. Entusiasta da Mentalidade Ágil, é Facilitador Ágil e apoia grupos a se tornarem times ágeis. Graduado em Engenharia da Computação, tem experiência com palestras e treinamentos no SERPRO, e breve experiência em ensino pela Escola Técnica Estadual de Timbaúba-PE. É um dos idealizadores do Recife Tech Day, participando da organização do evento desde a primeira edição. Atualmente tem se envolvido com o grande tema de UX e desenvolvimento de produtos.

 

FOTO LU LATTES(1).jpgLuciene Ortega: Economista e Administradora de Empresas. Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo. Livre Docente pela Universidade de São Paulo, na área de Empreendedorismo. Docente da Universidade de São Paulo desde 2008, tendo assumido em março de 2013 o cargo de vice-coordenadora da Agência USP de Inovação até setembro de 2017. De setembro de 2017 até fevereiro de 2019 foi coordenadora geral de ambientes de inovação e empreendedorismo junto Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Temas-chave de pesquisa: empreendedorismo, gestão da inovação, inovação tecnológica, inovação social, habitats de inovação e gestão empresarial.


Bruno Bastos Cropped.jpgBruno Bastos Guimarães - Serpro: Bacharel em Ciência da Computação pela UFBA e atualmente pós-graduando em Data Science & Analytics pelo SENAI CIMATEC. Ampla experiência no desenvolvimento de aplicações Desktop e Web, utilizando principalmente as linguagens Java e JavaScript. Mais recentemente, também vem utilizando Python para os estudos em Ciência de Dados.

 

 

 

Robson Saraiva Ximenes Cropped.jpg

Robson Saraiva Ximenes - Serpro: Formação em Ciência da Computação pela Ruy Barbosa(2004) e finalizando MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0; Analista de Sistemas no SERPRO desde 2007, atualmente liderando o time de Viabilidade Técnica para novos produtos. Desenvolvedor poliglota, com preferências por Java e Javascript. Participou de diversos projetos de sofware livre, com destaque para o Framework Demoiselle. Curioso por natureza, adentrou a comunidade do Arduíno para construir um lançador de bolas de tênis. 

 

 

 

Luiz_Claudio_Silva.jpgLuiz Cláudio SilvaFormado em Processamento de Dados pela Faculdade Rui Barbosa, especialista em Redes de Computadores pela Unifacs. Trabalha com desenvolvimento e administração de sistemas e métodos ágeis desde 1996, tendo usado diferentes linguagens e metodologias. Tem participado de diversos eventos como organizador, instrutor e palestrante. Participa de vários grupos de usuários, entre eles o Python Bahia, NoSQL-BA e DevOps Salvador. 

 

 

InShot_20200304_151228802.jpgElizer Trajano - Serpro: Graduado em sistemas e pós graduado em Governança em TI pela Universidade Católica de Brasília. Possui mais de 15 anos de experiência na criação de soluções para o mercado público e privado. Chefe de uma das frentes de criação de novos produtos no Serpro. Envolvido com empreendedorismo social e voluntário em diversos projetos sociais.

 

 

 

johny.jpegJohny Santos - Serpro: Graduado em Sistema da Informação e com MBA em Engenharia de Software - Arquitetura Orientada a Serviços, ingressou no Serpro como Analista de Desenvolvimento em 2010, no presente atua como Gestor de Negócios na Sunec à frente da divisão de negócios em soluções de Inteligência Artificial e de Aplicativos Móveis.

 

 

 

foto rafaando.jpgRafael Ando - Serpro: Tecnólogo em informática, analista de desenvolvimento no Serpro (2005), gerente de projetos PMP (2010) e agilista (2013), quer aproveitar a oportunidade para trocar experiências com os participantes do hackaton.

 

 

 

 

Foto Robson.jpgRobson Dias Lima - Serpro: Graduado em Matemática, pós-graduado em Engenharia de Software e pós-graduado em Gestão Pública. Tenho 30 anos de Serpro e ao longo de toda a minha carreira estive focado em um viés mais tecnológico especificamente dentro das atividades de desenvolvimento de sistemas. Desde 2018 estou a frente do Departamento de desenvolvimento de Belo Horizonte atualmente delimitado o escopo como Domínio de escrituração digital e trabalhista, responsável por sistemas tais como SPED, eSocial, NF-e, e-Financeira entre outros.

 

 

DSC02283 (1)(1).jpgBruno Montarroyos - Serpro: Líder da Divisão de Acompanhamento e Execução Técnica - NO e NE - no Serviço Federal de Processamento de Dados-SERPRO, Google Innovator Certificado para a Educação, Mestre em Ciência Política com foco em Relações Internacionais, Especialista em Políticas Educacionais e Inovação, Especialista em Informações Aeronáuticas, Teólogo. Atualmente dedicado a estudos e projetos em Inovação, Educação, Futuros, Empreendedorismo, Transformações Disruptivas e Métodos Ágeis.

 

 

 alex silva(1).jpgAlex José Silva: Sou Analista de Sistemas especializado em desenvolvimento de software com tecnologias abertas. Ao longo da minha carreira contribui na manutenção de sistemas para gestão empresarial em diversos tipos de segmentos: Hospitais, Mineradoras, Transportadoras e empresas de Logística em Cadeia de Mantimentos. Atuante em grupos de desenvolvedores no estado de Pernambuco: SalesForce, Chatbot Pernambuco, JUG-PE/Usuários Java de Pernambuco, Facebook Developer Circle Recife, GDG Recife, FEMUGPE - Front-End, IA_PE. Sou um experiente participante de Hackathons, GameJans e Startup Weekend. Acredito na cultura de inovação e empreendedorismo.

 

 

marcelopita2(1).jpgMarcelo Pita - Serpro: Marcelo Pita é doutor em Ciência da Computação pela UFMG, mestre e engenheiro da Computação pela UPE. Desde 2009 atua no Serpro como cientista de dados. Atualmente gerencia projetos na Superintendência de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial.

 

 

 

 

rafael ferreira(1).jpgRafael Ferreira - Serpro: Sou Administrador, formado pela Universidade de Brasília. Exerço o cargo de Analista de Gestão Empresarial no Serpro há 5 anos, 2 anos como gestor de linha de serviços em nuvem, 1 ano como gestor da aceleradora de negócios Serpro com 9 produtos lançados para construção no período e atualmente sou gestor da equipe de produtos de inteligência e informação do Serpro.

 

 

 

Isabela.jpgIsabela de Jesus da Silva: Atua há 10 anos com gestão de projetos e estratégia e lidera hoje a Coordenação de Projetos Estruturantes da Subsecretaria de Captação de Recursos da SECTI-RJ. Gestora pública de carreira desde 2014, graduada em Relações Internacionais pela PUC-Rio e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela UFRJ, se dedica atualmente ao MBA em Desenvolvimento Estratégico de Lideranças, na FGV-RJ e às iniciativas promovidas por sua área e suas redes para que a inovação seja uma capacidade central do setor público.

 

 

hugo(1).jpgHugo Pablo Lourenço Sapia: Graduação em administração, bolsista de pesquisa via USP, Presidente do Laboratório de Empreendedorismo FEA USP, Organizador do Zoohackathon (2019), apresentação e organização do curso Catálise (2019), organização do EMpreende SIM, Organizador dos Hackathons SciBiz 2020.

 

 

 

Jefferson.jpgJefferson Rodrigues de Melo: Graduação e ciência da Computação no Centro de Informática da UFPE, Desenvolvedor backend, trabalho na Ávila Soluções em Tecnologia, empresa focada em gestão e manutenção de Banco de Dados, soluções em Business Intelligence e Desenvolvimento de Software e Aplicativos. Principais skills: C#, c++ , Java e SQL. Participei de 6 hackathons.

 

 

 

giovanna(1).jpgGiovanna Dela Marta Alberto: Graduação em administração, Estagiária de Business Innovation na Natura,  Vice-presidente Laboratório de Empreendedorismo FEA USP, Mentora de pitch no Zoohackathon (2019),  apresentação e organização do curso Catálise (2019), organização do EMpreende SIM, participação e vitória em challenge Zx Ventures.

 

 

 

beta.jpegRoberta  Fernandes - Serpro: Possui curso técnico em Desenvolvimento de Software pela UNIBRATEC, graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Integrada do Recife, Mestrado em Ciência da Computação pela UFPE e atualmente está cursando pós-gradução em Design de Interação para Artefatos Digitais no CESAR School. Com experiência no mercado de TI há 15 anos, exerceu atividades de Desenvolvimento de Sistemas Web, Gestão de Projetos Ágeis e UX Design. Atualmente, trabalha como Product Designer no Sserpro.

 

 

savio(1).jpgSávio Lima - Serpro: Graduado em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE e em Administração de Empresas pela FCAP-UPE. Foi um dos idealizadores do JOIN – Jornada de Inovação, destinado a criar uma cultura de inovação no Serpro. Também participa de forma ativa no Recife Techday, evento de tecnologia do Serpro em sua quinta edição e foi um dos mentores do HackSerpro Recife 2019. Já teve uma startup do agribusiness na Holanda, mas hoje está focado em modernizar os sistemas de compras do governo, no Domínio de Gestão Governamental.

 

 

Claudio.JPGCláudio Paranhos - Serpro: Analista de sistemas, pós-graduado em gestão de projetos, bussines Intelligence e educação a distância. 22 anos de experiência em TI e ingressou no Serpro em 2005. Experiência ampla no contexto comércio exterior e atualmente gerencia o departamento de desenvolvimento de Logística e Processos Aduaneiros. As curiosidades atuais são IoT, Arduino e educação financeira.

 

 

 

Igor(1).jpgIgor Feitoza: Formado em Tecnologia da informação, MBA em logística empresarial, pós-graduado em educação tecnológica, mestrando atualmente. Atuação na área de gameficação desde 2015. Certificação mos. White belt. Trabalhando com o desenvolvimento de jogos virtuais educacionais, educativos e educanimento. Tradutor para o TEDx. Mentor no Hackingrio 2020, Nasa Space Apps covid-19 challenge 2020 e hack’a’prev 2020.


 

 

WhatsApp Image 2020-06-15 at 14.03.40.jpegAdriana Simões - Serpro: Possui graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1994) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), na Área de Inteligência Computacional. Atua como Profissional de TI desde 1985, passando desde então por vários papéis, a saber: Desenvolvedora de Sistemas, Analista de Sistemas, Analista de Negócios, Líder de Projetos. Desde 2007, trabalha no Serpro, Regional Recife-PE, atuando nos seguintes segmentos: Análise de Sistemas (Gestão de Requisitos) desde 2007, Scrum Master (desde 2016) e Instrutora e Tutora Educacional, desde 2011.

 

Foto Gisely.jpegGisely Cristina Maciel - Serpro: Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Faculdade Estadual de Tecnologia da Baixada Santista (FATEC-BS) (1997), Pós-graduada em Gerência de TI pela Universidade FUMEC (2003), MBA em Design de Interação (UX) pelo IGTI (2020). Experiência em desenvolvimento e gestão de equipes. Atua há mais de 20 anos na área de TI. Atuante em requisitos e projetista de teste de sistemas de alta criticidade como o eSocial. Certificação em testes CTFL. Atualmente está como responsável por UX de domínio. Defende o uso da experiência do usuário para alavancar o sucesso de projetos inovadores.

 

 

Hackthon-online_banner-2.png

 

 

HOME         BANCA JULGADORA         PALESTRANTES         MENTORES

 

logo hackathon.png

Contato