Andre Oliveira Macedo
Liveness e Deepfake SERPRO
André é analista do Serpro e atua no Centro de excelência em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com ênfase em redes neurais, possui graduação em Ciência da Computação, além de outros dois bacharelados (Neurociências e Ciência e Tecnologia), o que lhe confere uma visão interdisciplinar em sua atuação.
|
Andre Rafael Costa e Silva
Coordenador de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital MCTI
É gestor Público Federal (EPPGG), economista pela UFMG e Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento (IPEA). No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é Coordenador de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital no MCTI, sendo um dos responsáveis pelo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Liderou a Rota da TIC no Ministério do Desenvolvimento Regional e acumula experiência em órgãos estratégicos como a Presidência da República (CDES), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Banco Central e Prefeitura de Belo Horizonte. Suas áreas de expertise incluem startups, finanças públicas, cidades inteligentes, inteligência artificial e políticas de inovação e desenvolvimento produtivo.
|
Carlos Rodrigo Fonseca Lima
Departamento de Centro de excelência em Ciência de Dados e Inteligência Artificial SERPRO
Carlos Rodrigo é especialista em Inteligência Artificial pela PUC-MG (2021), também especialista em Modelagem de Negócios pela UFRGS (2013) e em Redes e Telecomunicações pela UFMG (2003), desde 2018 dedica-se exclusivamente ao desenvolvimento de soluções Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. Atualmente coordena o Centro de Excelência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Serpro, gerenciando equipes de especialistas nas mais diversas áreas, dentre elas: IA Generativa, PLN, Visão Computacional, Biometria, Modelagem Preditiva e Antifraude.
Créditos profissionais: Gerente do Departamento do Centro de Excelência em Ciência de Dados e Inteligência Artificial
|
Daniel Henrique Lopes Fraga
Democratização da IA no Serpro SERPRO
Daniel Henrique Lopes Fraga é Engenheiro de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui 14 anos de carreira, tendo atuado com engenharia em empresas como Cemig, Gasmig e Petrobras. Nos 4 últimos trabalhou com Dados e IA no Itaú Unibanco e no Serpro. Atualmente, integra a Divisão de Soluções de Modelagem Preditiva e Produtividade em Inteligência Artificia, dentro do Centro de Excelência em IA.
|
|
|
Inah Lucia do Cabo Notaroberto Barbosa
Governança de Dados e IA SERPRO
Inah Lúcia Barbosa (Tuti) é formada pela PUC/RJ em Análise de Sistemas, possui pós-graduação em Arquitetura de Sistemas pela Estácio de Sá e em Engenharia de Sistemas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe). Entrou no Serpro em 1986, trabalhou com desenvolvimento de sistemas e na área de negócio, atendendo ao cliente Receita Federal, com participação em projetos inovadores da empresa. Com vasta experiência em gestão de projetos, área que atua desde 1997, se especializou em projetos de normatização, sistemáticas e padronização, com equipes multidisciplinares. Atualmente integra equipe de gestores do Departamento de Suporte a Governança e Gestão do Desenvolvimento, sendo responsável pela Governança de Dados e de IA e Ética no Tratamento de Dados. É coordenadora do Comitê de Governança de IA do Serpro e atua no Projeto Ser ESG, na dimensão Impacto Social nos Negócios, estruturando as entregas do tema IA Responsável.
|
João Baiochi
IA aplicada a cibersegurança SERPRO
João Baiochi possui graduação em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo e especialização em Ciência de Dados pela Let's Code. Desempenhou atividades como cientista de dados na Rede Nacional de Doenças Raras e como analista de sistemas na USP. Atualmente integra o SERPRO, na Divisão de IA Aplicada à Detecção de Padrões e Comportamentos Atípicos (ANPAC) da Superintendência de Arquitetura Corporativa, Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem (SUPAN), onde desenvolve soluções de inteligência artificial voltadas à análise comportamental e à detecção de fraudes.
|
José Guimarães
Engenheiro de Soluções CLOUDERA
José é engenheiro de software pela Universidade de Brasília, especialista em infraestrutura e big data. Entusiasta de tecnologia que sempre atuou com dados, recentemente vem auxiliando os maiores clientes da Cloudera na América Latina com soluções de alto volume de dados que exigem processamento em tempo real, desde a ingestão até a IA.
|

Luiz Dorsa
Executive Partner - Data & Analytics, AI e Ciência de Dados GARTNER
Luiz Dorsa é um executivo com 36 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, destacando larga experiência em Business Intelligence, Inteligência Artificial, Privacidade de Dados, Gestão de Sistemas e Equipes Multidisciplinares. Dorsa possui profundo conhecimento de processos pelo fato de ter atuado por mais de quinze anos como Executivo Regional em empresas dos setores farmacêutico, financeiro e de serviços. Possui forte habilidade estratégica assegurando a interação com as áreas de negócio para garantir o alinhamento das ações e projetos de TI com as estratégias da empresa. Dorsa é ex-docente do MBA da ESPM em Tecnologia da Informação na disciplina de Sistema de Informação Empresarial. Possui profundo conhecimento em Privacidade de Dados, tendo liderado a implantação de projetos voltados ao cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Principais setores: Health Care e Indústria Farmacêutica, Setor Financeiro, Serviços
Prioridades de Liderança: Data & Analytics incluindo AI e Ciência de Dados, Privacidade de dados e Ética, Programas de Governança e Cultura de Dados, Gestão Estratégica de Projetos e Portfólios
|
Marcelo Pita
Buscas contextuais e o poder do RAG no seu projeto SERPRO
Marcelo Pita é doutor em Ciência da Computação pela UFMG, bacharel e mestre em Engenharia da Computação pela UPE. Seus principais interesses incluem métodos de inteligência artificial e aprendizagem de máquina para processamento de linguagem natural e modelos de linguagem. Atualmente é analista na Divisão de IA Generativa e PLN do Centro de Excelência em Ciência de Dados e IA do Serpro, em Brasília.
|
Patrícia Baldez Américo Minervino
Coordenadora-Geral do Laboratório de Inovação em IA ENAP
Formada em Comunicação Social e História. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Análise de Dados e Inteligência Artificial. Atualmente cursando MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Enap. Originária da carreira de Oficial de Inteligência. Hoje é Coordenadora-Geral do Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial da Escola Nacional de Administração Pública, estrutura lançada no último semestre de 2024 com objetivo de selecionar e enquadrar problemas públicos relevantes para encaminhar ao desenvolvimento de modelos de IA que auxiliem na tomada de decisão mais econômica e eficiente, sempre baseada em dados e evidências certificados pelo Estado Brasileiro. Eleita em 2024 pela instituição britânica Apolitical como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em IA para o Setor Público.
|
Rafael Odon de Alencar
Divisão de Inteligência Artificial Generativa Soluções de Proc de Linguagem Natural SERPRO
No Serpro desde 2010, atualmente atuando na arquitetura de sistemas de IA. Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Ciência de Dados e Big Data (PUC Minas) e mestre em Ciência da Computação (UFMG). Possui experiência no desenvolvimento de inúmeros sistemas e participou de projetos de pesquisa envolvendo aprendizado de máquina, recuperação de informação, mineração de texto, dados geográficos, ontologias e outros temas. Também já lecionou no ensino superior e na pós-graduação.
|
Thiago Hoerlle
Chefe da divisão de governança de dados PGFN
Thiago Hoerlle é um Engenheiro de Controle e Automação e Auditor Federal de Finanças e Controle na PGFN desde 2016. É mestre em Ciência de Dados pela Universidade de Salford, no Reino Unido. Atualmente, lidera a Divisão de Governança de Dados (na CGTI/PGFN), com a missão de garantir a qualidade e a estratégia dos dados. Além disso, apoia ativamente a implementação de projetos estratégicos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, impulsionando a inovação na instituição.
|
William Veronesi Rocha
Superintendente de Inteligência Artificial e Inovação DATAPREV
Servidor Público Federal desde 2004, com ampla experiência na gestão de tecnologia e inovação no setor público. Atualmente, estou como Superintendente de Inteligência Artificial e Inovação na Dataprev, onde lidero iniciativas estratégicas e projetos de IA para a Dataprev e seus clientes além de fomentar a cultura de inovação. Meu foco está na análise de tecnologias emergentes, especialmente Inteligência Artificial, identificando oportunidades que agreguem valor às políticas públicas brasileiras.
Formação Acadêmica: MBA em Gestão da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – Descomplica Faculdade Digital (2021), MBA em Comunicação e Marketing – Descomplica Faculdade Digital (2021), MBA em Gestão de Políticas Públicas – Universidade Cruzeiro do Sul (2019), Especialização em Gestão e Governança de TI – FGV (2008), Bacharelado em Ciência da Computação – PUC Minas (2004).
|