https://www.serpro.gov.br/menu/quem-somos/organograma/quem-e-quem/curriculos-unidades-vinculadas-diope

Currículos das unidades vinculadas à Diretoria de Operações

Superintendências vinculadas à Diretoria de Operações

Superintendência de Produtos e Serviços - Centro de Dados

Titular: Heitor Rapcinski

Minicurrículo

Formado em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar) de Maringá, com pós-graduação em Engenharia de Software pela Universidade Norte do Paraná de Londrina.

Ingressou no Serpro em 2005 na regional Curitiba para atuar no desenvolvimento de sistemas do Ministério do Planejamento. Posteriormente compôs a equipe da Coordenação Estratégica de Tecnologia (Cetec) e atuou na construção e implantação da primeira versão do framework Demoiselle.

Em 2012 assumiu o departamento de Componentes e Serviços da Superintendência de Suporte à Tecnologia (Supst) sendo responsável pela elaboração de estratégias de reúso; atuou ainda no departamento de Engenharia e Arquitetura e na criação do departamento de Engenharia de Desempenho, juntando atividades de Teste de Requisitos Não Funcionais e Diagnóstico de sistemas em produção. Foi superintendente de Produtos e Serviços - Gestão de Serviços (Supgs) até assumir a Supcd em 2017.

Superintendência de Produtos e Serviços - Operações

Titular: Gilberto de Oliveira Netto

Minicurrículo

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, com cursos de pós-graduação em Análise de Suporte de Sistemas e em Análise de Sistemas na Universidade Católica de Brasília, na Universidade de Brasília e no Japão, e Mestrado em Educação na Universidade do Novo México (EUA).

Trabalha como analista de sistemas no Serpro desde 1987 onde iniciou na área de engenharia de produção e em seguida no desenvolvimento de sistemas. Foi o responsável pelo projeto de implementação na empresa de uma Autoridade Certificadora, participando também dos trabalhos de criação da ICP-Brasil. Foi o Coordenador de Segurança do Serpro de 2001 a 2003 e de 2006 a 2008, e atuou de 2009 até março de 2016 como Chefe do Departamento de Certificação digital e Segurança Operacional da Supop.

Superintendência de Produtos e Serviços - Engenharia de Infraestrutura de Tecnologia da Informação

Titular: Gleison Tavares Diolino

Gleison Tavares Diolino

Minicurrículo:

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Engenharia de Software pela Ufrgs. Ingressou no Serpro em 2009, tendo atuado e chefiado divisões e departamento relacionados à elaboração e gestão de arquiteturas de soluçoes de TI e de produtos de software.

 

Superintendência de Segurança da Informação

Titular: João Vieira de Almeida Júnior

Joao Almeida Supsi

Minicurrículo:

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco. Ingressou no Serpro em 2004 para atuar no atendimento a Receita Federal do Brasil em demandas de infraestrutura (redes WAN e LAN). Em 2005, foi designado como titular da divisão de Suporte em Tecnologia, pertencente a Superintendência de Administração Tributária, coordenando as atividades relacionadas a prospecção de tecnologia, bem como internalização destas prospecções no Serpro e Receita Federal do Brasil.

Em 2007, titular do departamento de Infraestrutura, Segurança e Engenharia, pertencente a Superintendência de Administração Tributária (Sunat), coordenou as atividades de atendimento a demandas de infraestrutura (redes WAN e LAN), segurança e arquitetura de soluções para a Receita Federal.

Em 2017, agora titular do departamento de Arquitetura, Segurança e Tecnologia Aplicada ao Negócio, pertencente a Superintendência de Gestão Comercial, Soluções Analíticas e Entrega de Serviços Digitais, coordenou as atividades de atendimento a demandas de infraestrutura (redes WAN e LAN), segurança e Arquitetura de Soluções para todos os clientes do Serpro.

Em 2019, foi designado como titular do departamento de Soluções de Tecnologia pertencente a Superintendência de Produtos e Serviços - Centro de Dados (Supcd) até assumir a Superintendência de Segurança da Informação (Supsi) em abril de 2019.

Contato