https://www.serpro.gov.br/menu/quem-somos/organograma/quem-e-quem/curriculos-unidades-vinculadas-dircl

Currículos das unidades vinculadas à Diretoria de Relacionamento com Clientes

Superintendências vinculadas à Diretoria de Relacionamento com Clientes

Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário

Titular: Ariadne de Santa Teresa Lopes Fonseca

Minicurrículo:

Formada em computação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) do Rio Grande do Sul. Ingressou no Serpro, em janeiro de 1985. Trabalhou na regional Porto Alegre na área de desenvolvimento e sustentação de clientes até dezembro de 2000, quando foi transferida para a Sede.Foi coordenadora dos projetos IRPF, CPF e DIRF.

Desde 2011, atuou em superintendência de negócios com clientes do Ministério da Fazenda, principamente, a Receita Federal do Brasil e MDIC. Chefiou projetos de cadastros de Pessoa Física, ITR, SPED e Simples Nacional e de Comércio Exterior. É superintendente desde maio de 2016 e, desde dezembro do mesmo ano, lidera a Superintendência de Relacionamento com Clientes Fazendários e Comércio Exterior (Sunmf).

 

Superintendência de Inteligência de Negócio

Titular: Alexandre Seabra Melo Fernandes

Alexandre Seabra

Minicurrículo:

Bacharel Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília - UCB, pós-graduado em Engenharia de Software pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB e ex-professor do Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal - UDF.

Ingressou no Serpro como estagiário em 2003 e, após período na iniciativa privada, retornou a empresa em 2009 como analista de desenvolvimento. Chefiou a equipe de Arquitetura de Soluções do Serpro entre 2011 e 2013. Em 2013, passou a coordenar a equipe de Gestão de Demandas e Níveis de Serviço na Diretoria de Operações. Definiu e implantou o modelo de inovação da empresa baseado no stage-gate em 2016 como coordenador da área de Viabilidade de Novos Negócios. Em 2018, assumiu a Gestão de Linhas de Negócio e a Aceleradora do Serpro.

Em 2019, assumiu a Superintendência de Gestão Comercial, Soluções Analíticas e Entrega de Serviços Digitais.

  

Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios

Titular: Jacimar Gomes Ferreira

Minicurrículo:

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) de São Paulo. Ingressou no Serpro, em agosto 1998. Trabalhou na regional São Paulo na área de desenvolvimento e sustentação de clientes até outubro de 2005, quando foi transferido para a Sede. Foi Coordenador dos Projetos do Ministério do Planejamento e Presidência da República, Coordenador do Escritório de Projetos e Alinhamento Estratégico e superintendente substituto.

Desde 2016, atuou na Coordenação Estratégica da Diretoria de Relacionamento de Clientes na reestruturação das Linhas de Negócio e estruturação dos Segmentos de Clientes.  É superintendente desde julho de 2016, lidera a Superintendência de Relacionamento com Clientes para os Mercados Público Federal não OGU, Estadual, Municipal e Mercado Privado e no desenvolvimento de novos modelos de negócio e inovação em serviços para os clientes (SUNNG).

 

Superintendência de Relacionamento com Clientes de Governo Digital

Titular: Bruno Ferreira Vilela

Minicurrículo:

Formado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e com MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ingressou no Serpro em 2005 onde atuou como analista de negócios dos sistemas Siasf e ComprasNet na Superintendência de Planejamento, Orçamento e Gestão. Em 2009, assumiu a chefia da divisão dos sistema de Recursos Logísticos da qual fazia parte o sistema Comprasnet.

Em 2012, assumiu o departamento de atendimento aos sistemas de planejamento e orçamentários do Ministério do Planejamento, atendendo às secretarias de Orçamento Federal (SOF), de Planejamento e Investimentos (SPI) e o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST). Ainda em 2012, agregou, à carteira de atendimento, todos os órgãos da Presidência da República, dentre eles a Diretoria de Tecnologia da Secretaria de Governo e a Casa Civil.

Em 2013  ajudou a estruturar o atendimento à nova Secretaria da Micro e Pequena Empresa, também vinculada à Presidência da República e ao Programa Bem Mais Simples Brasil, gerenciando esse departamento até maio de2016.

 

Superintendência de Relacionamento com Clientes Finalísticos

Titular: Brenno Bello Sampaio Pinto

Minicurrículo:

Formado em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Ingressou no Serpro em 2010 onde atuou no Departamento de Demandas e Projetos da Superintendência de Desenvolvimento de sistemas.

Em 2012, assumiu o Departamento de Suporte ao Negócio da Superintendência de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sunmp). Coordenou atividades inerentes ao escritório de projetos, suporte ao negócio e gestão de nível de serviço, sendo também o representante da superintendência no comitê do Processo de Negócio do Serpro (PNS).

Em 2016 passou a atuar no Departamento de Alinhamento Estratégico da Superintendência de Novos Negócios (Sunng), onde participou da reestruturação das linhas de negócio corporativas, da estruturação da segmentação de clientes, sendo superintendente substituto no período.

É superintendente desde 2017, lidera a Superintendência de Relacionamento com Clientes Finalísticos (Suncf) na geração de serviços para o final da cadeia produtiva dos setores da economia brasileira por meio dos segmentos de trânsito, transportes, saúde, trabalho, cidadania e meio ambiente.

 

Superintendência de Estratégia Comercial e Entrega

TitularMaurício Pereira de Paiva

MauricioPaiva.jpg

Minicurrículo:

Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos de TI pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e certificação Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute.

Ingressou na Regional Serpro Brasília em outubro de 2005, na área de desenvolvimento de sistemas até fevereiro de 2011 quando foi transferido para a Sede da empresa.

Como Coordenador de Projetos trabalhou com clientes do Ministério da Fazenda, especificamente com a Receita Federal do Brasil (RFB) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Em 2015 passou a atuar na Gestão do Departamento de Negócio de Soluções de Cadastros, Declarações e Informações Gerenciais da Superintendência de Relacionamento com Clientes Fazendários e Comércio Exterior.

Contato