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https://www.serpro.gov.br/menu/suporte/downloads/acesso-remoto-sar-1/faq-sar

FAQ - SAR

Perguntas frequentes

Onde consigo informações sobre a VPN do Serpro?

Informações sobre técnicas, instaladores, manuais e mais podem ser encontrados clicando aqui.

 

Quero acessar a VPN do Serpro pela primeira vez. O que devo fazer?

É necessário possuir um certificado digital. A VPN do Serpro é acessível através de certificado digital. Para saber mais e adquirir seu certificado digital clique aqui.

 

Já possuo um certificado digital da OAB. Posso utilizá-lo para acessar a VPN do Serpro?

Não. O serviço de VPN do SERPRO só aceita e-CPF.

 

Já possuo um certificado digital e-CNPJ. Posso utilizá-lo para acessar a VPN do Serpro?

Não. O serviço de VPN do SERPRO só aceita e-CPF.

 

Já possuo um certificado digital e-CPF. Já posso conectar na VPN do Serpro?

Não. Para utilizar a VPN do Serpro é necessário solicitar acesso clicando aqui. Após o acesso ter sido solicitado, é necessário aguardar que sua habilitação seja efetivada por um funcionário do Serpro.

 

Já tenho cadastro para acessar a VPN do Serpro. Renovei meu certificado e desde então não consigo acesso. Qual o problema?

A habilitação para acessar a VPN do Serpro não é por usuário, mas por certificado. Para cada novo certificado, uma nova solicitação de acesso deve ser realizada. Para solicitar acesso clique aqui.

 

Solicitei meu acesso a VPN do Serpro e meu certificado ainda não foi habilitado. O que devo fazer?

Se for um usuário do Siscomex ou da RFB deve-se abrir um chamado na Central de Serviços do Serpro. 

 

Onde consigo fazer o download do cliente de VPN do Serpro?

Para efetuar o download do cliente de VPN do Serpro clicar aqui.

 

Não sei usar o cliente de VPN do Serpro. Como obtenho informações?

Para adquirir o manual de instalação e utilização do cliente de VPN do Serpro clicar aqui.

 

Para usar o cliente o-VPN no Windows é necessário possuir o .NET Framework instalado?

Sim. Para funcionar o cliente o-VPN necessita do .NET Framework 3.5 Service Pack 1 ou superior.

 

Não possuo o .NET Framework instalado. Como adquiri-lo?

O .NET pode ser adquirido de três modos. Através do site da Microsoft, efetuando o Update site em seu S.O. Windows ou instalando o cliente o-VPN. Durante a instalação do cliente o-VPN, caso o .NET não seja detectado, será realizado o download e instalação automaticamente. Em seguida a instalação do cliente o-VPN continuará normalmente.

 

Estou habilitado, o cliente de VPN do Serpro está instalado, mas sempre é exibida a mensagem Excedido o número de tentativas de conexão. O que fazer?

Se sua rede possui firewall, é necessário liberar o serviço e porta UDP/1194 e UDP/1195 tendo como destino o endereço 189.9.65.126, 189.9.65.206 e 161.148.93.4 do Serpro. Caso contrário verifique a qualidade da conectividade da sua estação de trabalho com a Internet.

 

No cliente do o-VPN o campo site não exibe nenhuma opção. O que devo fazer?

Caso sua rede possua PROXY é necessário liberar o domínio serpro.gov.br na porta 80. Outra tentativa é clicar na opção Update site no menu do cliente o-VPN. Se nada funcionar aconselhamos verificar a qualidade da conectividade da sua estação de trabalho com a Internet.

 

No campo site existem duas opções. Qual devo escolher?

Funcionários da Receita Federal devem escolher a opção RFB. Os demais obrigatoriamente utilizarão a opção Serpro.

 

Um erro é exibido quando tento autenticar na VPN do Serpro através do cliente o-VPN. Como devo proceder?

Exit-with-notification

Esse erro significa que o certificado digital utilizado não está autorizado. Para efetuar a autorização clique aqui.

 

Não foi possível conectar ao Serviço o-VPN Serpro

Verificar se os serviços Cliente DNS e Cliente DHCP estão iniciados. Em caso negativo iniciar ambos e depois tentar iniciar o serviço o-VPN Serpro. Para essa checagem acessar os serviços do Windows digitar services.msc no campo de pesquisa do Windows.

 

Não foi possível conectar a OMI

Esse erro pode ser resolvido executando um dos passos abaixo.

- Tentar novamente sem fazer nada;

- Fechar o cliente o-VPN e tentar novamente;

- Reiniciar o micro;

- Reinstalar o o-VPN.

 

Adaptador de rede virtual "TAP-Win32 Adapter V9" não encontrado

Isso ocorre quando o o-VPN não é instalado com privilégios administrativos.

Para tentar sanar o problema é necessário reparar ou reinstalar o cliente o-VPN com privilégios administrativos.

Se for verificado que o usuário possui várias conexões TAP do próprio o-VPN ou de outro software que utiliza a aplicação TAP é recomendado que apenas uma conexão do o-VPN esteja instalada e ativa para eliminar conflitos.

 

Não foi possível determinar se o adaptador de rede virtual do o-VPN Serpro está em uso ou sequer existe!

Verificar se existe o aplicativo GAS tecnologia (geralmente utilizado pelo BB ou CAIXA). Se sim, o mesmo deve ser desabilitado nas propriedades da Conexão o-VPN Serpro.

  • Procedimento:

- Nas conexões de rede do Windows clicar com botão direito na conexão do o-VPN;

- Escolher Propriedades;

- Desmarcar a opção GAS Tecnologia;

- Confirmar clicando em OK;

- Tentar autenticar novamente.

  • Se o erro persistir:

- executar o instalador;

- Escolher a opção Reparar;

- Confiar nos drivers do TAP e do GAS (caso seja exibido).

  • Se ainda assim a mensagem de erro persistir:

- Remover o GAS Tecnologia na estação do usuário;

- Tentar autenticar novamente no o-VPN.

Solução 2

Verificar se a interface de rede está com o nome correto. Se tiver como "Conexão Local" deve mudar para "Conexão o-VPN SERPRO".

 

Adaptador de rede virtual do o-VPN Serpro está em uso. Tentando liberá-lo... Falhou! O adaptador de rede virtual do o-VPN está em uso por um processo que não pode ser encerrado. Tente encerrá-lo manualmente.

Esse é um problema de gerenciamento do Windows com a interface de rede TAP do o-VPN.

Para solucionar o problema, no adaptador de rede do o-VPN, chamado Conexão o-VPN Serpro, uma das soluções abaixo podem ser executadas:

Solução 1

Escolher a opção para Inserir configurações de IP e DNS manualmente, confirmar e em seguida marcar a opção Obter um endereço IP automaticamente e confirmar novamente.

Solução 2

Desativar a conexão o-VPN Serpro e logo em seguida ativar novamente.

Solução 3

Fechar e reiniciar todos os processos do O-VPN seguindo os seguintes passos:

- Pressionar Control+Alt+Del;

- Abrir gerenciador de tarefas;

- Na aba Processos, encerrar todos os processos que tenham a palavra openvpn e ovpnctl;

- Reiniciar o o-VPN;

- Tentar conectar novamente.

O arquivo de log default.log está bloqueado para escrita. Tentando liberá-lo... Falhou! Não foi possível liberar o arquivo. Tente liberá-lo manualmente.
Como o próprio erro já informa, o arquivo que armazenara a log do cliente o-VPN está inacessível. A causa do problema pode ser permissão de escrita na pasta/arquivo ou o arquivo está aberto.
O arquivo defaut.log encontra-se em %appdata%/o-VPN SERPRO
Solução 1 

Se identificado que o problema é permissão do usuário, contatar o administrador do ambiente de TI.
  
Solução 2 

- Fechar o cliente o-VPN;
- Deletar a pasta o-VPN Serpro que encontra-se em %appdata%;
- Executar novamente o cliente o-VPN.
Mensagem Inesperada recebida. Bem-vindo ao Serviço o-VPN Serpro
Tentar iniciar o serviço o-VPN Serpro. Para isso acessar os serviços do Windows digitando services.msc no campo de pesquisa do Windows.
Unable to find a version of the runtime to run this application
Erro referente ao .NET corrompido.
Solução: Reinstalar o .NET
Procedimento:
- Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas (ou Programas e Recursos dependendo da versão do Windows);
- Em seguida procure por qualquer referência ao .NET framework e desinstale;
- Depois fazer o download do .NET ou fazer o Windows Update.
ovpnserpro has encountered a problem and needs to close. We are sorry for the inconvenience.
Erro referente ao .NET corrompido.
Solução: Reinstalar o .NET
Procedimento:
- Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas (ou Programas e Recursos dependendo da versão do Windows);
- Em seguida procure por qualquer referência ao .NET framework e desinstale;
- Depois fazer o download do .NET ou fazer o Windows Update.
 
ping-restart / tls-error
 
Verificar a qualidade da conectividade da sua estação de trabalho com a Internet.

Comunicação interrompida: canal fechado

Esse problema ocorre quando o sistema operacional Windows não consegue acessar as informações do certificado para que essas sejam utilizadas pelo o-VPN.

Solução 1

Verificar se os serviços Cliente DNS e Cliente DHCP estão iniciados. Em caso negativo iniciar ambos e depois tentar iniciar o serviço o-VPN Serpro. Para essa checagem acessar os serviços do Windows digitar services.msc no campo de pesquisa do Windows.

Solução 2

Token aladdin/Safenet

Utilizar o driver do token versão 5.x. Esse erro ocorre muito com a versão 8.x.

 Certificado A1

Deletar o certificado digital e importar novamente no navegador web.

 Solução 3

Soluções genéricas.

- Fechar cliente o-VPN utilizando a opção Sair no menu (ler manual que se encontra junto ao instalador no site do Serpro), inicio-o e tente autenticar novamente;

- Remover e inserir o dispositivo mudando de porta USB e tentar autenticar novamente;

- Reiniciar o computador;

- Após estes passos, caso ainda sim esta mensagem seja apresentada, reinstale o driver do dispositivo se aplicável.

Cannot load certificate "THUMB:..." from Microsoft Certificate Store

O problema está possivelmente relacionada com uma incompatibilidade entre o sistema operacional Windows 10, com o token Watchdata e o cliente o-VPN versão 3.x (cujo ícone é um cadeado azul).

Para resolver este problema, solicitamos que desinstale o cliente o-VPN 3.x e instale a versão anterior, o-VPN 2.x que deve ser adquirido através do link: http://public.sigsar.estaleiro.serpro.gov.br/download/win/oVPNSerprov2b-win-all_x86_64.exe

  

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