• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Privacidade e Proteção de Dados  ›  Aviso de Privacidade - Controle de Acesso
Info

Aviso de Privacidade - Controle de Acesso

Tweet
Compartilhar


I - Nome e Endereço do Controlador

O controlador, pessoa jurídica de direito privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, é:

Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados
SGAN Quadra 601 Módulo "V"
Brasília-DF
CEP: 70836-900

 

II - Nome e Endereço do Encarregado de Dados

Encarregado de Dados: Alexandre Brandão Henriques Maimoni 
E-mail: encarregado@serpro.gov.br

 

III - Termos

Transparência, encarregado, dado pessoal? Se não entendeu, não tem problema, vamos alinhar alguns pontos importantes.

LGPD: Lei 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (‘LGPD’), que cuida do uso dos dados de pessoas naturais, isso é, as pessoas vivas de carne e osso.

Dado pessoal: é uma informação que está relacionada a uma pessoa natural onde é possível identificá-la ou tornar esta identificável. Isso é, a partir do dado se conhecer de forma direta ou indireta quem é a pessoa.

Dado pessoal sensível: é uma informação que está relacionada a uma pessoa natural onde é possível identificá-la ou tornar esta identificável, porém utilizando os dados pessoais sensíveis, ou seja, aqueles relativos à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a um indivíduo.

Categoria de dados pessoais: Classificação dos dados pessoais de acordo com o contexto de sua utilização, tais como dados de identificação pessoal, dados de autenticação em sistemas, dados financeiros.

Titular: a pessoa natural a quem os dados se referem.

Categoria de titulares: Classificação dos titulares de acordo com o contexto de um tratamento de dados pessoais, tais como cidadãos, empregados, clientes/contratantes, estagiários, jovens aprendizes, terceirizados e fornecedores.

Controlador: uma pessoa física ou jurídica que toma as decisões sobre o tratamento dos dados pessoais, a essa pessoa compete estabelecer quais dados, quais atividades serão realizadas, o tempo em que esses dados serão guardados, o porquê do uso desses dados, dentre outras decisões. Neste caso o Controlador é o SERPRO, pois ele define quais dados, qual o fluxo de tratamento, quanto tempo guardar, enfim, determina a forma como se dará o tratamento dos dados.

Tratamento: qualquer operação realizada com os dados pessoais, desde a geração do dado, a coleta, até a eliminação do dado. Qualquer ação realizada sobre o dado é um tratamento.


IV- Descrição da solução e dos tratamentos por ela realizados.

1. Como tratamos seus dados pessoais?


Precisamos de seus dados pessoais para controlar o acesso as dependências do Serpro, sendo assim, funcionários, estagiários, jovens aprendizes, clientes, fornecedores e visitantes, para fins da LGPD, são os titulares de dados pessoais.

Algumas vezes podemos coletar dados de menores de idade, como, jovens aprendizes e visitantes. Mas tal tratamento é tão somente para o controle de acesso, respeitando assim o melhor interesse desses titulares e a informação aos seus responsáveis.

Abaixo, um quadro com as categorias de dados pessoais que são tratados

Categorias de dados pessoais
Dados Tratados Fontes de dados

 

 

 












Dado Pessoal





Dados de

identificação
pessoal


Nome Social
Nome Empresarial
CNPJ (MEI)
CPF
Número do documento de identificação Atributos do veículo
Celular (opcional)
Funcionário responsável
pelo visitante
Nome completo
Placa do Veículo


Sistema de Gestão de Identidade e Acesso do Serpro (GIA); Para clientes, fornecedores e demais visitantes os dados são fornecidos diretamente pelo titular.




Dados funcionais 



Cargo/Função
Dados de Lotação  E-mail Corporativo
Matrícula Serpro
Regional



Sistema de Gestão de Identidade e Acesso do Serpro (GIA);


Dados de vídeo,

imagem e voz



Foto


Sistema de Gestão de Identidade e Acesso do Serpro (GIA);

Para clientes, fornecedores e demais visitantes a foto é capturada no momento da identificação na recepção.


Dados de

conexão


Data e Hora
Logs de acesso


Registrado pelo sistema de controle de acesso físico.


Dado Pessoal

Sensível


Dados

biométricos


Biometria facial
Biometria digital


Sistema de controle de acesso físico


Dessa forma, no âmbito do sistema de Controle de Acesso Físico do Serpro, o tratamento dos dados pessoais será realizado da seguinte forma:

  • Os empregados, estagiários, jovem aprendiz do Serpro acessam as dependências do Serpro utilizando o crachá (smart card) e/ou biometria facial/digital já cadastradas previamente. A maioria dos dados pessoais de cadastro são obtidos do sistema de Gestão de Identidade e Acesso do Serpro (GIA).

 

  • Os empregados terceirizados e visitantes acessam as dependências do Serpro utilizando o crachá (smart card) e/ ou biometria facial/digital já cadastradas previamente. Os dados de cadastro são obtidos diretamente dos titulares e cadastrados no sistema de controle de acesso físico previamente.



2. Para quais fins tratamos seus dados?

Abaixo apresentamos uma tabela que demonstra os motivos e as bases legais na(s) qual(ais) nos baseamos para tratar as categorias de dados pessoais de forma legal:



Finalidades para as quais tratamos seus dados


Base legal para a finalidade indicada*


Categoria de dados pessoais

 




Controlar o acesso de pessoas e registrar eventos de segurança nas instalações das regionais do Serpro.



Cumprimento de obrigação legal
ou regulatória pelo controlador
(Art. 7º, II)


Dados de identificação
pessoal;
Dados funcionais;
Dados de vídeo, imagem e voz;
Dados de conexão.


Cumprimento de obrigação legal
ou regulatória pelo controlador
(Art. 11, II, a)




Dados biométricos.

 *As bases legais indicadas são combinadas com o art. 23, caput da LGPD.


3. Compartilhamento de dados

Os dados pessoais listados abaixo serão compartilhados apenas com as categorias de
destinatários indicadas na tabela abaixo, se:


Categorias de 
destinatários


Finalidade do 
compartilhamento


Categoria de dados pessoais



Áreas do Serpro requisitantes



Atender as solicitações da auditoria e fiscalização.



Dados de identificação pessoal;
Dados funcionais;
Dados de conexão.



Órgãos externos



Atender as solicitações da auditoria e fiscalização externa.




Dados de conexão.




4. Transferência Internacional de Dados Pessoais


Categorias de 
destinatários


Finalidade do 
compartilhamento Internacional


Categoria de dados pessoais


Não se aplica

Não se aplica

Não se aplica

 


5. Retenção e eliminação de dados

Eliminaremos ou tornaremos anônimos os seus dados pessoais para que você não seja identificado. Há situações em que somos legalmente autorizados ou obrigados a manter determinados dados pessoais.:

 


Categorias de dados pessoais

Tempo de Retenção


Dados de identificação pessoal;
Dados funcionais;
Dados de vídeo, imagem e voz;
Dados de conexão.



5 (cinco) anos para a retenção de dados pessoais de registro de acesso físico às dependências do Serpro.


Dados biométricos. 


5 (cinco) anos para a retenção de dados pessoais de registro de acesso físico às dependências do Serpro.


* Todos os dados serão eliminados após o final do período de armazenamento


V - Direitos dos titulares de dados


O Serpro, respeita a capacidade do titular de conhecer, acessar, corrigir, transferir, restringir o tratamento e apagar os dados pessoais. O titular tem direitos sobre seus dados tratados, desde o momento da coleta até a eliminação.

O SERPRO dispõe de Plataforma de Privacidade Digital do Cidadão (https://cidadao.pdc.serpro.gov.br/cidadao/) construída para essa finalidade e também disponibiliza o e-mail encarregado@serpro.gov.br para que o titular possa peticionar e exercer todos os direitos dos Arts. 9º, 18 e 20 da LGPD.


Segue abaixo a relação de direitos dos Titulares para o tratamento em questão.
 


Direito

Pode ser exercido?

Justificativa


Confirmação da existência de tratamento



Este direito poderá ser exercido pelo canal de atendimento do Controlador.



Acesso aos dados


Este direito poderá ser exercido pelo canal de atendimento do Controlador.


Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados



Este direito poderá ser exercido pelo canal de atendimento do Controlador.


Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD



Este direito poderá ser atendido, após análise do pedido do titular, em função das bases legais utilizadas para o tratamento de dados pessoais.


Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados



Este direito não se aplica, em função das
bases legais utilizadas para o tratamento de
dados pessoais.


Portabilidade de dados



Este direito não se aplica, em função das
características do tratamento de dados
pessoais realizado.


Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular



Este direito não se aplica, em função das bases legais utilizadas para o tratamento de dados pessoais.


Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa



Este direito não se aplica, em função das bases legais utilizadas para o tratamento de dados pessoais


Direito à portabilidade de dados


Este direito não se aplica, em função das bases legais utilizadas para o tratamento de dados pessoais.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico