Notícias

Releases

Release

SNE tem mais de um milhão de downloads

por Assessoria de Imprensa do Serpro — 06 de dezembro de 2017
Aplicativo está disponível nas lojas da google e apple e dá desconto de 20% a 40% no pagamento antecipado de multas.

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), aplicativo desenvolvido pelo Serpro, empresa de TI do governo federal, alcançou um milhão de downloads. A solução permite descontos de 20% e  40% no pagamento antecipado de multas de trânsito. O desconto de 20% é possível porque o órgão autuador economiza na impressão e envio, pelo correio, das autuações e multas, já que tudo é feito pelo aplicativo. Já o desconto maior, de 40%, ocorre se o motorista, além de pagar antecipadamente, abrir mão de recorrer da multa. Isso porque o custo administrativo do trâmite de um eventual recurso também pode ser repassado para o cidadão.

Já foram contabilizadas R$ 17 milhões de multas já pagas utilizando o SNE, desde seu lançamento em outubro de de 2016. Mas nem todos os órgãos autuadores do país são contemplado pelos sistema, que precisam fazer sua adesão formalizando um contrato junto ao Serpro. Os órgãos que já fazem parte do SNE são sete detrans estaduais (Acre, Sergipe, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraíba), além de 54 prefeituras e quatro órgãos independentes, entre eles o DNIT, que, sozinho, administra cerca de 50 mil km de estradas em todo o país.

Passo a passo

O SNE pode ser baixado no Google Play e na APP Store. Com o aplicativo instalado no seu tablet ou smarphone, o usuário passa a receber notificações detalhadas de todas as infrações cometidas. No mesmo ambiente, pode-se optar pelo desconto, ou baixar o formulário para indicar um outro condutor responsável pela multa. No caso de opção pelo desconto, o motorista deve reconhecer a infração e abrir mão da defesa prévia e possibilidade de recursos contra a autuação. Em seguida, o SNE gera um código de pagamento que pode ser utilizado nos bancos conveniados.

Confira aqui a lista de órgãos autuadores que já aderiram a solução.

O SNE está disponível nas lojas Play Store (Android) e AppStore (iOS) e também na versão web.

 

Assessoria de Imprensa
(61) 2021-8331 / 99241-5285
imprensa@serpro.gov.br
06 de dezembro de 2017

Contato