Notícias

notícias

Notícia

Conscientização

Menina de TI recebe selo de reconhecimento Girls in ICT da UIT

Projeto do Serpro objetiva aumentar a participação feminina na área de tecnologia desde 2016
Selo de reconhecimento Girls in ICT
por Comunicação Institucional do Serpro — 29 de outubro de 2018

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação, concedeu ao Projeto Menina de TI do Serpro o selo da Campanha Mundial Girls in ICT. O objetivo do Girls in ICT Day é incentivar a consciencialização das  jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras no mercado da Tecnologia da Informação.

O Menina de TI reforça a importância da inserção de meninas e mulheres no universo da tecnologia. Fomenta o ingresso desse público em cursos e faculdades de TI como uma das formas de se criar oportunidades de carreira profissional, além de promover uma maior inclusão social delas na sociedade, tema amplamente discutido nos últimos tempos.

Representantes da UIT comunicam ao Serpro condecoração ao projeto Menina de TI

A execução do projeto teve início em junho de 2016. Fizeram parte do piloto escolas particulares, filhas e netas de empregados e empregadas do Serpro e adolescentes aprendizes da empresa.

Para este ano, a proposta está focada nas escolas públicas. Segundo Valéria Silva, da Coordenação Estratégica de Relações Institucionais do Serpro, área responsável pelo projeto, existe uma parceria com os Centros de Referência em Tecnologia Educacional (CRTEs) , da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal. "A intenção é devolver o nosso conhecimento para a sociedade, incentivando as meninas do ensino médio a participarem desse mundo de tecnologia, que ainda conta com um universo feminino bem pequeno. Além da parte prática, que conta com carga horária que pode chegar a 36 horas, um dos pontos altos da programação são as palestras e rodas de conversa sobre a carreira com as profissionais do Serpro." explica.

A diretora-presidente da empresa, Glória Guimarães, destaca que essa é uma importante conquista para o Serpro. "O grande desafio é aumentar as oportunidades no mundo corporativo para as mulheres. A TI é uma área de muitas possibilidades de inovação, em que se trabalha muito e com resultados efetivos. Na empresa, temos o projeto Menina de TI que incentiva as mulheres a ingressarem nesse universo tecnológico bastante promissor. Aqui temos a preocupação e a determinação de aplicar as melhores práticas de gestão, garantindo a credibilidade para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo corporativo. Dentro do projeto, as rodas de conversa dão a oportunidade para se falar de outros temas como defesa pessoal, empreendedorismo e independência econômica, violência contra a mulher, dentre outros,", ressalta a dirigente.

Contato