Notícias

notícias

Notícia

Certificação

Produto Serpro inova em identificação digital

Empresa é a única no Brasil a poder comercializar certificação em nuvem
NeoId imagem-portal.jpg
por Comunicação Institucional do Serpro — 13 de abril de 2018

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou hoje, 13 de abril, no Diário Oficial da União (D.O.U) o credenciamento do Serpro como Prestador de Serviço de Confiança (PSC) para certificação em nuvem, que permite ao cidadão usar seu certificado nos seus dispositivos móveis com mais segurança e agilidade. O PSC é uma espécie de ente criado para armazenar os certificados digitais de usuários nos mesmos padrões de segurança  já adotados para as Autoridades Certificadoras.

O par de chaves relacionado ao certificado atualmente é criado em um dispositivo que chamamos de token. Com o certificado em nuvem, a criação desse par de chaves acontece em um dispositivo Hardware Security Modules (HSM) armazenado na infraestrutura do Serpro. Dessa forma, toda vez que for necessário o uso de um certificado (chave), ocorrerá uma comunicação entre o solicitante do uso, o HSM e o dono do certificado, ou seja, o uso do token passa a ser eliminado.

Com a solução NeoID, o Serpro inicia a comercialização dos certificados em nuvem na próxima semana. Na loja do Serpro, já é possível fazer um pré-cadastramento.

Sem token, sem drivers: tudo na nuvem.

Um certificado digital basicamente é utilizado para dar validade jurídica a transações realizadas digitalmente. É um meio de comprovar que realmente foi uma determinada pessoa que realizou um acesso ou assinatura, sem a necessidade de comprovação presencial daquele processo.

O novo serviço de certificação em nuvem oferecido pelo Serpro, por sua vez, traz mais comodidade para seus usuários, que poderão usar o certificado a partir de dispositivos móveis, eliminando o problema de possíveis perdas ou esquecimentos do dispositivo físico como o token. A pessoa pode, por exemplo, rastrear pelo celular o uso de suas chaves, permitindo a criação de relatórios de uso, além de consultar e detalhar onde e quando usou seu certificado digital.

“O certificado digital é uma assinatura fidedigna, só que eletrônica, com um par de chaves relacionado. Com a certificação em nuvem, estamos eliminando a necessidade do token. Assim o usuário não terá mais problema em esquecê-lo em algum lugar, ou perdê-lo, podendo ainda usar seu certificado no celular”, ressalta a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Os benefícios para quem adquirir um certificado digital em nuvem são inúmeros: desde a praticidade e economia, passando por agilidade e segurança, já que o cidadão tem controle sobre o uso de sua chave, não precisa carregar o dispositivo token, e a assinatura pode ser realizada a partir do próprio celular. Outra vantagem é que a validade de três anos dos certificados em nuvem pode ser renovada automaticamente.

Contato