Notícias

notícias

Notícia

Gestão

Serpro recebe novamente a certificação máxima em indicador de governança estatal

Empresa é a única na área de TI com classificação Nível 1 do Ministério do Planejamento
ig-sest.jpg
by Comunicação Institucional do Serpro — 23 de november de 2018

O Serpro recebeu nesta sexta-feira, 23, o certificado Nível 1 do Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), IG-Sest. Essa é a segunda vez que a empresa recebe esse certificado, mantendo-se agora como única empresa de TI nesse nível de avaliação. A conquista dessa avaliação máxima do IG-Sest é atribuída ao empenho de todas as diretorias do Serpro, porque foi avaliado o funcionamento da estrutura de governança da empresa.

Neste 3º Ciclo do IG-Sest foram avaliadas 54 instituições e 25 receberam a classificação máxima, que comprova a melhor transparência das estatais para as informações relevantes na busca de melhor qualidade de gestão. O foco dessa avaliação foi o funcionamento efetivo das estruturas implementadas com a exigência da comprovação da atuação dos Conselhos, Comitês e Diretora, conforme previsão da da Lei 13.303/2016.

Mais de três pontos em um semestre

Na primeira avaliação do indicador, em novembro do ano passado, a empresa ficou entre as instituições do nível 2, com uma nota de 6,14. Em apenas um semestre, em maio deste ano, o Serpro avançou nas práticas de governança e alcançou a nota de 9,5, elevando o nível na certificação e colocando-se entre os 16 representantes do Nível 1, ficando apenas 0,5 pontos da nota máxima.

Como é obtido o IG-Sest

O indicador de governança das estatais é medido semestralmente e avalia itens de gestão, riscos, compliance e governança. Busca conformidade com as melhores práticas de mercado e maior nível de excelência para as empresas federais de controle direto da União (dependentes e não dependentes).

O objetivo do índice é avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016, regulamentada pelo Decreto nº 8.945/2016, e as diretrizes estabelecidas nas Resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) (Decreto nº 6.021/2007).

Os ciclos de acompanhamento são trimestrais e o IG-Sest é apurado em três dimensões: I. Gestão, Controle e Auditoria; II. Transparência das Informações; e III. Conselhos, Comitês e Diretoria. Cada Dimensão é composta por Blocos que, por sua vez, contêm Itens de Avaliação.

Contato