Notícias

notícias

Notícia

Mobilidade

Tecnologia reduz burocracia e garante mais comodidade ao cidadão

Versão digital do CRLV já está disponível aos motoristas do DF. Até o final do ano, a facilidade será ampliada para todos os Detrans do país
Ilustração da Carteira Digital de Trânsito
por Comunicação Institucional do Serpro — 29 de agosto de 2018

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível, juntamente com a CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito do Brasil. Assim como a Carteira Nacional de Habilitação, o CRLV Digital traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code, que pode ser lido para comprovar a veracidade do documento durante uma abordagem de trânsito. Além disso, permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade que exija um documento autenticado.

O Distrito Federal é o primeiro a garantir essa comodidade aos seus cerca de 1,75 milhão condutores registrados. A expectativa é que, até o dia 31 de dezembro deste ano, a tecnologia seja adotada pelos Detrans de todo o país, conforme determinação da Resolução nº 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Novidades

No lançamento no dia 27 de agosto, em Brasília, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, destacou a evolução da CNH Digital, sistema operacionalizado pelo Serpro desde outubro de 2017. "Ao se tornar 'Carteira Digital de Trânsito', o aplicativo passa a oferecer, além da habilitação do motorista, as versões eletrônicas do CRLV e do seguro obrigatório - DPVAT. A ideia desse aplicativo é facilitar a vida do cidadão e diminuir as filas dos departamentos de trânsito. Apresentamos mais uma solução inovadora e estamos dando um passo além com o CRLV Digital. Esperamos que todos os usuários tenham conhecimento dessa nova plataforma, passando a ter seus documentos no meio digital. Parabenizo o Serpro e o Denatran, que trabalharam incansavelmente para facilitar a vida dos brasileiros", ressaltou Baldy.

Ilustração da CNH Digital e do CRLV DigitalO CRLV Digital traz grandes novidades. Permite o cadastramento do veículo no próprio aplicativo e não exige que o proprietário compareça ao Detran. Para ter o documento, basta ter pago o licenciamento do veículo de 2018 e o Detran de registro do automóvel tem que já ter aderido à tecnologia.

"É mais uma inovação do Serpro, oferecendo garantia e segurança. Traz comodidade e praticidade ao cidadão, já habituado a levar o celular para todos os lugares. Agora o smartphone conterá todas as informações necessárias. Juntamente com essa parceria com o Denatran e o Detran/DF, quebramos paradigmas e buscamos para o cidadão brasileiro uma vida menos complexa. Esperamos que o cidadão não perca mais tempo em filas, e que possamos efetivamente ganhar tempo em questões importantes do nosso dia a dia", destacou a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Se alguém quiser dirigir meu carro

Com o novo Carteira Digital de Trânsito, aplicativo que gerencia os documentos de habilitação e de diferentes veículos, o proprietário poderá compartilhar o documento do carro no formato PDF. Na próxima evolução do app, será possível compartilhar a versão eletrônica do documento entre os usuários da ferramenta.

Como obter o Carteira Digital de Trânsito

Para quem já tem o app da CNH Digital, basta atualizar o aplicativo para que ele se transforme no app Carteira Digital de Trânsito, com a CNH disponibilizada automaticamente.

Para quem ainda não tem o app da CNH Digital, basta seguir os passos abaixo:

-Instalar o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone, disponível nas lojas Play Store e App Store;
-Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
-Ativar a conta, clicando no link enviado para o e-mail cadastrado;
-Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran, com o uso do certificado digital, ou pessoalmente, junto ao Detran da sua jurisdição;
-Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);

Contato