Notícias

notícias

Notícia

Soluções Tecnológicas

Serpro lança carteira funcional para servidores públicos

Tecnologia está disponível para usuários do Sigepe mobile
Servidor público utiliza carteira digital
by Comunicação Institucional do Serpro — 15 de august de 2019

Já está disponível a carteira funcional digital para servidores públicos. A funcionalidade desenvolvida pelo Serpro faz parte do Sigepe mobile e é acessada a partir das opções do aplicativo. A tecnologia poderá ser utilizada por um contingente de 700 mil usuários. A carteira faz parte das 47 ações listadas no balanço de 200 dias de gestão do governo Bolsonaro.

Carteira App Sigepe Mobile.pngO Sistema de Gestão de Pessoas, ou Sigepe, é normalmente utilizado, no funcionalismo público, para visualização de informações financeiras, cadastrais e de consignações. Agora também poderá ser usado na identificação dos próprios servidores. “A carteira funcional uniu duas soluções diferentes do Serpro: a segurança do QRCode/ Vio, presente na CNH e CRLV digitais, e a praticidade do Sigepe mobile”. É o que explica o gestor encarregado da solução no Serpro, Leon Wlasenko Júnior.

Segundo Wlasenko, para possibilitar a leitura do QRCode da carteira funcional, estão sendo estudadas formas de integração do Vio nas catracas dos órgãos e entidades da administração pública.

De acordo com o Ministério da Economia, a tecnologia vai reduzir os custos com a impressão de crachás para servidores públicos. “Em breve, os servidores ativos poderão entrar, com este novo documento, em qualquer prédio público do Executivo Federal. Com isso, o crachá poderá ser substituído por outras formas de identificação, mas isso ficará a critério de cada órgão”, afirmou o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart.

Para utilizar a carteira digital, basta baixar o Sigepe Mobile na App Store ou Google Play. No menu do aplicativo, clique em “carteira funcional”.

Contato