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Frutos do aprendizado do Menina de TI começam a ser colhidos

Três alunas do Centro Educacional do Lago Norte, em Brasília, desenvolveram um aplicativo educacional para recuperação continuada
Professores e alunas do Projeto Menina de TI estão lado a lado possando para foto do Menina de TI
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por Comunicação Institucional do Serpro — 10 de dezembro de 2018

Em andamento há dois anos, o projeto Menina de TI expandiu suas atividades em 2018, reforçando a importância da inserção de meninas e mulheres no universo da tecnologia. Atualmente, incentiva as estudantes do ensino médio das escolas públicas a participarem do mundo da TI, um segmento do mercado que ainda conta com uma presença feminina significativamente inferior à masculina.

Conhecimento gera inovação

Nas duas últimas semanas de novembro, três alunas do Centro Educacional do Lago Norte (CEDLAN), em Brasília, receberam mentoria da equipe de profissionais do Serpro e desenvolveram o app +NOTA para recuperação continuada. O objetivo do aplicativo é permitir que alunas e alunos que ficaram abaixo da média em um bimestre recebam automaticamente, em seus celulares, material de estudo e atividades para que possam ganhar pontos e elevar a suas notas daquela disciplina. A ferramenta utilizada foi o App Inventor, um ambiente de desenvolvimento web baseado em blocos que permite criar aplicativos para smartphones Android. O aplicativo educacional tem potencial de beneficiar milhares de alunos do ensino público.

Segundo Valéria Silva, da Coordenação Estratégica de Relações Institucionais do Serpro, área responsável pelo Menina de TI, a produção do App é muito importante para o projeto. "Vem provar o que falamos em todas as turmas. Que não existem habilidades específicas para cada gênero. Podemos todos e todas sermos o que quisermos, se nos dedicarmos. Dizemos sempre pra elas: vocês podem. Está aí a prova. Com pouco tempo de aprendizado, mas muita dedicação, fizeram um trabalho incrível que poderá servir à comunidade escolar. O aplicativo poderá, em um futuro próximo, ser integrado ao i-Educar, software de gestão escolar que centraliza as informações de sistemas educacionais em vários municípios brasileiros", informa Valéria.

O trio de "inventoras" destaca que é grande o desequilíbrio de ferramentas de TI entre as escolas públicas e particulares. Para Ana Márcia dos Santos, Andreia Paixão de Sousa e Brenna Villanova, o Menina de TI deu a oportunidade de mostrar o quanto elas são capazes de fazer e contribuir nesse universo digital. "Hoje a educação precisa ter mais atenção e aproveitar os aplicativos de TI para melhorar a performance neste campo. Por isso, aceitamos o desafio de desenvolver a app com um foco produtivo, incentivando o estudo por meio de um aplicativo,", disse Brenna.

Para a professora Suzana Fernandes de Souza, da CEDLAN, o app +NOTA tem o objetivo de fazer com que o estudante possa acompanhar o seu desempenho escolar e ter a oportunidade de realizar atividades, vídeos, tarefas ou jogos, que possam proporcionar a recuperação de conteúdos e melhora do desempenho em novas avaliações. "O app visa permitir que o aluno possa fazer a recuperação ao longo do ano, conforme ele vai estudando os diferentes conteúdos. Trata-se de uma abordagem diferente da recuperação tradicional, onde o aluno precisa fazer uma prova extra que cobra todo o conteúdo visto ao longo do ano", destacou.

A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, enfatizou que a semente do projeto Menina de TI germinou. "A ideia começou pequena. Cresceu e agora colhe os frutos. A equipe do Serpro tem a vontade de fazer e compartilhar o seu saber nesse universo digital. Estamos disponíveis para ajudar a todas e todos a crescerem nesse campo educacional. A sustentabilidade digital é muito boa para que mais projetos do gênero prosperem e germinem com bons frutos", destacou.

Números expressivos em 2018

Neste ano, o projeto Menina de TI gerou bons frutos. Em maio, numa parceria firmada com o Governo do Distrito Federal (GDF), cerca de trinta professores do Centro de Referência em Tecnologia (CRTE) participaram das capacitações "Introdução à Programação com Scratch" e "Desenvolvimento de Aplicativos com App Inventor". Esse corpo docente passou a atuar como multiplicador dessas tecnologias para mais de 300 outros professores, que vão introduzir os conteúdos na grade do ensino público e levar o conhecimento a milhares de estudantes. Ainda em maio, duas turmas de 16 meninas, de comunidades próximas às Regionais Curitiba e Belo Horizonte da empresa, também participaram de oficinas de Scratch e App Inventor.

Em junho, o Serpro apoiou as agências da ONU União Internacional de Telecomunicações (UIT) e ONU Mulheres na realização do evento TIC TAC Weekend Camp, levando conhecimento sobre o mercado de TI e capacitando 80 meninas por meio de oficinas de tecnologia. Em setembro, em Brasília, a empresa recebeu uma turma de 16 meninas do ensino médio e realizou a programação padrão do projeto com palestras, oficinas e visitas guiadas. No mês de outubro, a empresa recebeu o selo de reconhecimento Girls in ICT da UIT e mais 37 alunas. No dia 7 de novembro, na Regional Brasília, outras 36 alunas. Já nos dias 8 e 9 de novembro, aconteceu a segunda edição do ano do TIC TAC Weekend Camp, novamente em parceria com a ONU e com um público aproximado de 80 meninas.

O Menina de TI chega ao final do ano tendo atuado diretamente com quase 500 jovens, disseminando conhecimento e trabalhando para construir um futuro com mais mulheres nas carreiras de tecnologia.

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