Notícia
Últimas horas
Mais de 31,7 milhões de brasileiros já declararam o Imposto de Renda

Até as 14h desta segunda-feira, 31 de maio, mais de 31,7 milhões de contribuintes já haviam entregue a declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF). O prazo termina logo mais às 23h59 e o número deve superar a estimativa da Receita Federal em receber um total de 32 milhões de declarações.
O prazo do envio, inicialmente marcado para 30 de abril, foi prorrogado por causa da pandemia, no entanto, o cronograma de pagamento das restituições foi mantido pela Receita. Com isso, o primeiro lote também será pago hoje, 31. A decisão de manter o cronograma foi tomada para que não houvesse atraso no pagamento das restituições. Uma medida para reduzir os danos econômicos trazidos pela Covid-19.
Agilidade e segurança
Todos os anos, o Serpro, empresa pública de TI responsável pela tecnologia do IRPF, monta uma Sala de Comando do Imposto de Renda para gerenciar e monitorar o serviço de entrega das declarações. Os últimos dias, geralmente, são marcados por acréscimo significativo de envios. “Profissionais de diversas áreas do Serpro são mobilizados para monitorar todos os ambientes produtivos e sistemas envolvidos - assim, estamos sempre preparados para um crescimento considerável da demanda, não havendo perigo de sobrecarga dos nossos ambientes tecnológicos", tranquiliza Renata Sousa, uma das gerentes da empresa responsáveis pelo monitoramento da recepção das declarações.
"Hoje, processamos cerca de 140 mil declarações por hora. E o tempo total de processamento das declarações entregues dentro do prazo é de apenas dois dias após o encerramento da entrega”, explica Ariadne Fonseca, superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendários do Serpro. "Um outro destaque importante é a infraestrutura segura, baseada em serviços na web que visam gravar e recuperar as declarações preenchidas pelo contribuinte”, complementa.
Do total de 31 milhões e 758 mil declarações enviadas até o momento, a grande maioria, cerca de 31,6 milhões, foi pelo programa gerador. Aproximadamente, 1,5 milhão de declarantes usaram a funcionalidade "Meu Imposto de Renda", disponível por aplicativo na Google Play e App Store e também no ambiente do centro virtual de atendimento ao contribuinte, ou e-Cac.
Esclarecimento de dúvidas
Uma novidade recente no app Meu Imposto de Renda é um chatbot que ajuda a tirar dúvidas dos contribuintes. Lançado na semana passada, o assistente traz informações sobre a declaração do IRPF 2021, esclarecendo dúvidas a respeito de como preencher e consultar a restituição, prazo de entrega, multa por atraso, esclarecimentos sobre situações individuais, declarações em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.