Notícia
Web Summit
Tecnologia de ponta e muitos negócios na bagagem

Realizado em Lisboa, Portugal, entre os dias 1 e 4 de novembro, o Web Summit reuniu chefes de Estado, CEOs de empresas de TI, startups, investidores e outros tomadores de decisão para debater os rumos e desafios tecnológicos da indústria.
Não é à toa que o evento é considerado uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. A edição 2022 congregou mais de 71 mil participantes de 160 países, 340 parceiros, mais de mil palestrantes. Entre os participantes, mais de duas mil startups e mais de mil investidores.
Ao final dos quatro dias do evento, o Serpro comemorou os frutos do trabalho da maior delegação da história da empresa em um evento internacional, com 14 pessoas de áreas e temáticas variadas. "O Web Summit é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Aqui se encontram todas as grandes empresas da área de tecnologia, desde big techs a startups. Para o Serpro, é importantíssimo participar e saber o que se passa no estado da arte da tecnologia no mundo. Também é importante para que possamos mostrar nossos produtos e serviços e fechar negócios", destacou Gileno Barreto, diretor-presidente do Serpro.

Gileno conta que após conhecer o evento em 2021, no mesmo ano a empresa iniciou o trabalho conjunto com a ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores e Sebrae para que o Serpro pudesse ter uma atuação expressiva na edição 2022. "Essa parceria oportunizou à empresa fazer parte de um dos pavilhões mais movimentados da feira. Além disso, foi possível proporcionar o contato dos técnicos do Serpro com a vanguarda tecnológica. Contamos com técnicos de negócios, desenvolvimento, operações, enfim, uma delegação bastante diversa e que prospectou novas tecnologias para que o Serpro possa continuar melhorando a sua prestação de serviços para o setor público e setor privado", analisou o presidente.
Marca Serpro
“A exposição da marca Serpro no Pavilhão Brasil Inovador traz benefícios intangíveis à marca, reforça a imagem da estatal como o braço da transformação digital, referência em soluções de Governo Digital, segurança da informação, entre outros atributos”, avalia Loyanne Salles, superintendente de Comunicação e Marketing. Destaca-se também como ativo à marca, a participação da empresa na Missão Brasil que trouxe 70 startups para o evento, sendo 10 delas mentoradas pelo Serpro.
“Atuar em uma missão de internacionalização de startups e empresas de tecnologia evidencia nosso compromisso com a inovação e melhoria do ambiente de negócio do Brasil; reforça o posicionamento dos produtos e serviços da carteira internacional gerando oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil e, também, apresenta o Serpro ao mundo. Nós somos a maior empresa pública de TI e estar em eventos dessa natureza nos posicionando como responsáveis pela tecnologia do Estado brasileiro, dialogando com o mercado, govtechs e parceiros demonstra a maturidade das nossas relações com o ecossistema que nos cerca”, finaliza Loyanne Salles.
Números que impressionam

No âmbito de negócios, em quatro dias, a equipe realizou mais de 250 reuniões com empresas e registrou mais de 150 contatos, conquistou 80 leads de negócios, sendo 25 deles considerados leads qualificados. Desses contatos, 10 empresas já solicitaram documentação técnica sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Ainda na feira, a equipe do internacional conquistou contratos da ordem de mais de R$ 5 milhões com empresas do segmento varejo.
De acordo com Rafael Ferreira, gerente de Mercado Internacional do Serpro, o que mais impressiona no Web Summit é o volume e o tamanho das oportunidades. Cada dia é como se fosse uma feira totalmente nova, com novas empresas circulando e expondo. "Destaco também a imensa quantidade de startups, mais de 1500 dos mais variados segmentos, muitos deles atacados pelos produtos do Serpro. É simplesmente diferente de qualquer coisa que a gente tem hoje no Brasil e por isso é considerado o principal evento do segmento no mundo", descreve. Sobre os contratos já negociados, Rafael avalia que a diferença é poder conversar diretamente com tomadores de decisão e que isso traz agilidade ao processo de negócio.
Conquista
Comitiva do Serpro em frente ao Parque das Nações, onde o foi realizado o Web Summit em Lisboa
Ao avaliar a programação que o Serpro ofereceu na conferência, o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero, se disse impressionado com a reação que os participantes de todo o mundo demonstraram. "O conhecimento do que a gente está entregando, os produtos, serviços e soluções, é um conhecimento do governo brasileiro e revela a competência que o Serpro sempre demonstrou", afirmou.

Sobre a jornada percorrida pela empresa até chegar a um evento de projeção global, como o Web Summit, o diretor disse que a empresa precisa comemorar, pois conseguiu, em um curto período, projetar sua inteligência dentro e fora do país, concretizando negócios para além do segmento de governo. "Chegamos aqui com um time de negócios, de desenvolvedores, de arquitetos, de infraestrutura e segurança, demonstrando que conseguimos atingir um nível de maturidade e inovação que se traduz nos produtos que levamos para governos e empresas. Então, na verdade, esse ecossistema aqui é o nosso lugar ", avaliou André.
Tecnologia

Para Paulo Rezende, gerente de Governo Digital do Serpro, o congresso possibilitou o contato com novas soluções aderentes à realidade da empresa, como Web 3.0, identificação de usuários com passphases, reconhecimento biométrico, privacidade e metaverso. "Pudemos conversar e entender essas soluções diretamente com as pessoas responsáveis pelo seu desenvolvimento e pela entrega do serviço. Identificamos possíveis novas soluções para a plataforma Gov.br e Datavalid e estamos com a expectativa de gerar novos negócios com o provisionamento de todas essas inovações em nossas plataformas", pontuou.
Já no entendimento do superintendente Rafael Soto, a experiência internacional foi transformadora para o time de desenvolvimento e tecnologia do Serpro. "Ao longo dos quatro dias, apresentamos nossos cases e como estamos transformando digitalmente o Estado brasileiro através das nossas tecnologias e soluções. Nos conectamos com dezenas de desenvolvedores, startups, empresas e governos de outros países para conhecer as novas tecnologias e soluções de software que irão ditar o futuro do mundo nos próximos anos, entendendo como elas poderão nos ajudar a resolver problemas, inovar e gerar valor para o setor público brasileiro", completou.