Notícia
Nuvem
Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro contrata Serpro MultiCloud

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) contratou a solução Serpro MultiCloud, um ecossistema de serviços especializados para auxiliar os gestores públicos de TI na migração rápida e segura para a nuvem.
O contrato prevê a migração do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), usado para a gestão eletrônica de processos e documentos, e de outras soluções que atualmente estão no ambiente on premise da DPRJ. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e adotado por mais de 300 instituições públicas no Brasil, o SEI permite a tramitação eletrônica de processos e documentos, reduzindo custos, tempo e gasto de papel.
Com a migração para o Serpro MultiCloud, a DPRJ espera aumentar a disponibilidade, a performance e a segurança do sistema, além de reduzir os gastos com infraestrutura de TI. "A vantagem é que o cliente pode trabalhar o provedor que atender a sua necessidade, sem ficar preso a um único fornecedor. Além disso, o Serpro MultiCloud oferece serviços de consultoria, suporte, monitoramento e backup", ressaltou o gerente de Negócio para Governo Municipal do Serpro, Guilherme Alvares.
Luciano Francioli, analista de Negócios do Serpro responsável pela negociação com esse cliente, destacou que, com a contratação, a DPRJ espera modernizar e otimizar seus processos internos, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população.
Nos últimos anos, outras quatro defensorias estaduais — Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Maranhão — também adotaram a nuvem. "Isso mostra que a nossa escuta dos clientes sobre o Serpro MultiCloud, buscando adequá-lo, cada vez mais, às suas necessidades, além da comunicação mais frequente e clara da proposta de valor que o produto entrega, tem gerado bons resultados, especialmente na colaboração da transformação digital do governo, incluindo o judiciário", comentou Zilma Queiroz, gerente de produtos em nuvem do Serpro.
Função Jurisdicional
A DPRJ é um órgão essencial à função jurisdicional do Estado, que presta assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos que não podem pagar pelos serviços de um advogado. A instituição atua em diversas áreas, como direito civil, direito penal, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito ambiental, direito previdenciário, entre outras.