Notícia
Gestão Pública
Serpro leva tecnologia, inteligência de dados e serviços digitais às Caravanas Federativas

fotos: Ricardo Stuckert / PR
A Caravana Federativa chegou a Belo Horizonte nesta quinta-feira, 11 de dezembro, encerrando o ciclo anual de ações voltadas ao fortalecimento da articulação entre o governo federal e os municípios. A edição mineira reuniu representantes de 36 ministérios e órgãos federais, que ofereceram atendimentos técnicos e orientações especializadas a gestoras e gestores públicos. Ao longo de todas as edições realizadas em 2025, o Serpro, estatal de inteligência em governo digital, apresentou soluções e serviços digitais e promoveu a emissão gratuita de certificados digitais, contribuindo para a modernização da gestão pública municipal.
Na abertura do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que as Caravanas Federativas levam o governo até quem mais precisa, ajudando a superar a invisibilidade que historicamente afastou parcelas da população das políticas públicas. Segundo ele, a iniciativa reforça o pacto federativo ao apoiar municípios que enfrentam mais dificuldades para acessar programas e recursos federais.
“Não vamos esperar que uma pessoa que não tem dente, que está trabalhando lá no Jequitinhonha, no Vale do Mucuri, tenha tempo de sair de casa e ir para a cidade procurar um dentista. Ele não tem tempo e não tem dinheiro. Então, se esse cidadão, se essa cidadã não pode vir até a cidade, é o Estado que tem que ir até ela”, afirmou Lula, ao citar iniciativas como as Unidades Odontológicas Móveis. As UOMs são consultórios completos sobre rodas, criados para levar atendimento odontológico a comunidades remotas.
Modernização do Estado
Após participar da mesa de abertura do evento, o diretor-presidente do Serpro, Wilton Mota, reforçou que as Caravanas Federativas são um espaço estratégico para qualificar a relação entre os entes federativos. Para ele, o Brasil só avança quando as administrações públicas atuam de forma integrada. Wilton também destacou o compromisso permanente do Serpro com a construção de um Estado mais moderno, eficiente e próximo das pessoas.
“O Serpro é parceiro permanente das Caravanas Federativas porque acredita no que elas representam: presença, escuta e compromisso com cada canto do Brasil. A transformação digital que entregamos, com uso de inteligência artificial, big data, blockchain e a nossa Nuvem Soberana, não é apenas tecnológica. Ela representa inclusão, simplicidade e garantia de direitos. Cada solução que oferecemos nasce do propósito de cuidar do Brasil e de construir um país mais justo, moderno e conectado com seu povo”, afirmou.
Dentro do governo e na ponta com o cidadão
No estande do Serpro, que segue recebendo até esta sexta-feira, 12, prefeitas, prefeitos e gestores municipais, o diretor de Negócios, Governos e Mercados, André Agatte, destacou que a Caravana Federativa facilita o acesso dos municípios às soluções digitais do governo federal. Segundo ele, a presença institucional da empresa ao longo das edições evidencia, na prática, seu papel estratégico como principal instituição de tecnologia da informação do governo.
“Estamos em mais uma Caravana Federativa, a quarta deste ano. No ano passado, participamos de todas as edições realizadas pelo país. O Serpro está presente com um estande ao lado de diversos ministérios para reafirmar seu papel como a principal empresa de tecnologia do governo federal. Esse trabalho é contínuo e faz parte das nossas relações institucionais. Além de atuar dentro do governo, precisamos estar cada vez mais próximos dos municípios. Esse é o nosso papel em um evento tão importante”, destacou.
Balanço das caravanas de 2025
As edições de Natal (RN), São Luís (MA), Foz do Iguaçu (PR) e Belo Horizonte (MG) reuniram milhares de gestores públicos, com forte participação de prefeitas, prefeitos, secretarias municipais e equipes técnicas. Em todas elas, o Serpro levou o conjunto de tecnologias que compõe sua Plataforma de Inteligência de Governo, voltada a apoiar prefeituras na digitalização de serviços e na tomada de decisão baseada em dados. Entre as soluções apresentadas estão ferramentas de mobilidade, como Autua, Radar e SNE; sistemas de gestão e inovação, como o Cidades Gov.Br, Serpro MultiCloud, Serpro Visão, Avisa Br e SerproBots; além de serviços de identificação e segurança, como Datavalid e GovShield. A Plataforma de Inteligência de Negócios completa o portfólio, oferecendo consultas qualificadas às bases governamentais para fortalecer políticas públicas.
Ao longo das quatro edições, a estatal também realizou emissão gratuita de certificados digitais para gestoras e gestores públicos, um serviço essencial para ampliar a segurança, autenticidade e agilidade na assinatura de documentos e na tramitação digital da administração pública. A iniciativa facilita o acesso dos municípios às ferramentas de transformação digital e fortalece a adoção segura da identidade digital no setor público.
As Caravanas Federativas são organizadas pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República e têm como objetivo aproximar os serviços, programas e políticas do governo federal da realidade de estados e municípios. O modelo itinerante reúne ministérios, empresas públicas e autarquias em um mesmo espaço para agilizar atendimentos e destravar iniciativas locais.