Notícia
Reconhecimento
Serpro conquista Ouro no PrêmioABT de relacionamento com o cidadão

“Do burocrático ao humanizado: a virada digital do Serpro no atendimento ao cidadão”. Com esse trabalho, o Serpro conquistou, no final de outubro, o primeiro lugar do PrêmioABT na categoria “Atendimento por Redes Sociais”. A premiação concedida pela consultoria Garrido Marketing reconhece, há 25 anos, as iniciativas mais inspiradoras do país em experiência e relacionamento com o cliente.
A conquista do prêmio reflete o avanço da empresa no atendimento aos clientes e cidadãos pela plataforma Reclame Aqui. “Cada resposta significa um compromisso em atender as pessoas de forma humanizada, empática e resolutiva. Não se trata de repassar a responsabilidade. Trata-se de assumi-la, de ouvir com atenção, agir com propósito e só baixar as mãos depois de abraçar o cliente”, enfatizou a head da Felicidade do Cliente no Serpro, Sheila Antonioli.
Ineditismo da conquista
O Serpro concorreu ao prêmio pela primeira vez e foi a única empresa pública a ser premiada neste ano. Como campeã, dividiu o pódio com o Grupo Casas Bahia (segundo lugar) e a empresa de saneamento básico Águas do Rio (terceiro lugar). Participaram da premiação milhares de profissionais e empresas de todo o país, que apresentaram seus cases de sucesso em atendimento e relacionamento com o cliente.
“Receber o Ouro ao lado de grandes players do mercado reforça o papel do Serpro como protagonista na transformação digital do atendimento público e evidencia o quanto avançamos ao colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos”, destacou o gerente de Estratégia para Melhorar a Experiência do Cliente no Serpro, Lázaro Filho.
Atuação de destaque
Com a transformação no atendimento ao cidadão por meio de escuta ativa e empatia no Reclame Aqui, o Serpro já garantiu importantes premiações em 2025, como primeiro lugar no prêmio Smart Customer (categoria Relacionamento Digital), além dos Selos RA Verificada e o RA 1000. A classificação da reputação do Serpro pelo cidadão na plataforma também evoluiu de 7,3, em agosto de 2024, para 9,1, em março de 2025, ficando com 8,8 em novembro deste ano.
A premiação
O PrêmioABT é reconhecido como a principal premiação brasileira dedicada ao relacionamento com o cliente. Realizado anualmente, destaca as melhores práticas de atendimento e transforma seus cases vencedores em referência para o mercado. Com processo de julgamento rigoroso, credibilidade e forte foco em inovação, o prêmio se consolidou como um importante selo de excelência para organizações que colocam o cliente no centro de sua atuação.
Nesta edição, além da categoria Atendimento por Redes Sociais, foram premiadas iniciativas nas áreas de: Campanhas de Comunicação; Diversidade e Inclusão; Empresa Revelação; Gestão da Qualidade; Gestão de Pessoas; Inovação em Processos; Inovação em Produtos e Serviços ao Cliente; Inovação Tecnológica; Inteligência Artificial; Jornada do Cliente; Operações Comerciais; Operações de Atendimento; Operações de Cobrança; e Responsabilidade Social e Ambiental.