Notícia
Internacional
Encontro dos Brics destaca capacidade técnica e atuação do Serpro

O grupo de ação diplomática e governamental de países emergentes conhecido como Brics e do qual o Brasil faz parte e detém a presidência pro-tempore, fez um encontro histórico no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. Representantes de 10 países membros e 10 países parceiros estiveram presentes para discutir a atuação do bloco em temas comuns e sua postura frente ao mundo.
O Serpro esteve presente no evento com o fornecimento de parte da infraestrutura de tecnologia utilizada, em especial o portal da Presidência Brasileira do Brics, bem como a solução de credenciamento de delegados e participantes do encontro. A atuação integrada dos profissionais da empresa resultou na entrega de soluções de alta qualidade, demonstrando excelência técnica em um cenário internacional.
O analista de Desenvolvimento do Serpro, Jonas Galvão, que atuou na implementação da solução de credenciamento, destaca que um dos principais desafios do projeto foi o tempo disponível para adaptar a aplicação às novas demandas do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Segundo ele, os prazos foram bastante exíguos e exigiram grande empenho da equipe técnica, ainda que parte da base da solução tenha sido reaproveitada de um sistema similar desenvolvido para o encontro do G20, em 2024.
Sem os profissionais, ponderou Jonas, talvez não fosse possível fazer uma entrega de qualidade no tempo exigido. “Vale destacar as soft skills do time em procurar constante aprendizado, resiliência, persistência, boa comunicação e muita proatividade”, enumerou o analista. O time era composto por sete pessoas desenvolvedoras multidisciplinares, trabalhando com tecnologias como a plataforma lowcode OutSystems e o banco de dados SQL Server, da Microsoft.
O lowcode, em especial, foi um dos responsáveis por realizar uma entrega em tempo recorde. “Sem o lowcode não seria possível atender no prazo necessário. O tempo de desenvolvimento foi reduzido e a produtividade foi aumentada consideravelmente chegando a uma média de 800 pontos de função em cerca de seis meses”, revela o analista. O uso da tecnologia OutSystems, inclusive, foi objeto de matéria publicada no portal do Serpro em junho.