Notícia
Integridade
Serpro destaca boas práticas de proteção a denunciantes em congresso nacional de ouvidorias

A Ouvidoria do Serpro apresentou o pôster “Proteção Institucional a Denunciantes” durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO Nacional). O trabalho, de autoria das analistas Ana Stela Gonçalves e Letícia Blumm Matsuda, destacou a experiência da empresa na implementação de medidas protetivas e de integridade voltadas à segurança de denunciantes e vítimas de assédio.
A Sessão de Pôsteres acontece pela segunda vez dentre as edições do congresso. Na atividade, o Serpro apresentou o trabalho “Proteção Institucional a Denunciantes”, que evidenciou que a proteção às pessoas que realizam denúncias é essencial para o fortalecimento da integridade e da ética organizacional. O pôster mostrou os resultados alcançados com o Plano Individual de Proteção (PPI), instituído pela Ouvidoria do Serpro desde 2017. Entre 2018 e 2025, oito PPIs foram elaborados, beneficiando 21 pessoas em situações de vulnerabilidade.
Entre as medidas administrativas aplicadas estão alteração de subordinação ou lotação, manutenção de gratificações e trabalho remoto, sempre sob critérios de sigilo e confidencialidade. De acordo com o estudo, essas ações consolidam a Ouvidoria como guardiã da ética e da transparência dentro da empresa, garantindo segurança e confiança aos cidadãos e colaboradores que recorrem ao canal.
Encontro debateu desafios e elegeu nova diretoria da ABO
O congresso da ABO reuniu, entre os dias 3 e 5 de novembro, em São Paulo/SP, profissionais de todo o país em um espaço de diálogo e troca de conhecimentos e vivências sobre transparência, governança e atendimento ao cidadão. Palestras, mesas-redondas e oficinas temáticas abordaram assuntos como cibersegurança, tecnologia aplicada ao atendimento, indicadores de qualidade, direitos humanos e reputação institucional. O tema principal do evento foi “A evolução das Ouvidorias: a constante atualização com foco nas necessidades do cidadão e inovação, para atender os desafios da sociedade”.
No último dia do congresso, foi realizada a assembleia geral para eleição da nova diretoria da ABO Nacional para o biênio 2026–2027. A chapa única “Diálogo e Cidadania” foi eleita, e a ouvidora do Serpro, Ana Beatriz Capparelli, passou a integrar a instituição como membro suplente do Conselho Deliberativo, fortalecendo a representatividade da empresa nos espaços de governança e articulação da categoria.
Ouvidoria do Serpro: canal de diálogo e transparência
Com quase duas décadas de atuação, a Ouvidoria do Serpro se consolidou como um canal estratégico de escuta ativa e transparência junto aos públicos interno e externo. Sua missão é promover o diálogo, a ética e o respeito aos direitos humanos, além de contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa.
A unidade também liderou a constituição e o lançamento, em agosto deste ano, do Programa Corporativo de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, firmando o compromisso do Serpro em realizar ações eficazes de prevenção, acolhimento, apuração e responsabilização em casos dessa natureza. A iniciativa conta com uma Rede de Acolhimento, pautada pelo atendimento humanizado e com relação direta na proteção a denunciantes, tema do pôster apresentado. Na ocasião, o Serpro ainda aderiu à “Carta Compromisso para a Prevenção e Combate aos Assédios” da ABO, que fundamenta o movimento #AquiNão.
A atuação da área vem sendo reconhecida por instituições públicas e pela própria ABO Nacional, que em 2024 destacou o Serpro entre as referências nacionais em práticas de ouvidoria pública. No mesmo ano, a empresa também passou a integrar o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), ampliando sua participação em fóruns de governança e integridade.
Ainda mais, essa instância do Serpro é uma das protagonistas na Rede de Ouvidorias do Governo Federal, participando ativamente de iniciativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do assédio e da discriminação, em alinhamento com a política de integridade e com o compromisso institucional do Serpro com a ética e a transparência.