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INTEGRIDADE

Ouvidoria garante escuta segura, acolhimento e transparência nas manifestações ao Serpro

Na Semana de Combate à Corrupção, área reforça seu papel como canal confiável para denúncias, reclamações e pedidos de informação
Semana de Combate à Corrupção - Ouvidoria
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por Comunicação do Serpro — 10 de dezembro de 2025

No terceiro dia da Semana de Combate à Corrupção, o Serpro destaca o trabalho da Ouvidoria, área que atua como ponte entre a sociedade, os empregados e a empresa, acolhendo denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação.

A Ouvidoria é um espaço seguro e democrático, onde qualquer pessoa pode manifestar-se de forma responsável, com a garantia de confidencialidade, independência, imparcialidade e ética. Esse trabalho contribui diretamente para a prevenção de desvios, o aprimoramento dos serviços e o fortalecimento da integridade institucional.

“Nossa missão é ouvir com respeito, tratar cada caso com seriedade e devolver respostas claras. Uma boa escuta é capaz de prevenir riscos e melhorar a relação entre o Serpro, seus usuários e seus empregados”, afirma Ana Beatriz Capparelli, Ouvidora do Serpro.

Um canal que protege quem denuncia

A Ouvidoria recebe manifestações de todo o público, seja empregado, cliente ou terceirizado do Serpro, como também de qualquer cidadão, e assegura a proteção do denunciante, tanto em denúncias relacionadas a irregularidades e descumprimento de normas quanto em situações que envolvem conduta inadequada, suspeitas de fraude ou possíveis danos ao interesse público.

“As manifestações são tratadas com foco em acolhimento e respeito e fazemos uma análise cuidadosa dos fatos, mantendo em sigilo, quando necessário”, explica Ana Beatriz. “Temos todo um cuidado, inclusive com proteção contra possíveis retaliações e buscamos sempre responder de forma clara e dentro dos prazos legais. Quem procura a Ouvidoria não deve ter medo. Cuidamos de cada relato com empatia e total compromisso com a confidencialidade”, reforça.

Transparência e melhoria dos serviços

Além de receber denúncias, a Ouvidoria também acompanha reclamações, sugestões de melhoria, simplificações e elogios. Esses dados são importantes porque revelam tendências, permitem ajustes em processos internos e ajudam a empresa a entregar serviços mais eficientes.

O Serpro mantém em seu Portal da Transparência informações detalhadas sobre o funcionamento da Ouvidoria, incluindo prazos, responsabilidades, normativos e orientações gerais.

Quando acionar a Ouvidoria

A Ouvidoria é uma instância de pós-atendimento. Isso significa que, quando existe um canal específico para tratar determinado assunto, como suporte técnico, atendimento a clientes, área de pessoas, contratos ou serviços, a orientação é procurar primeiro esses canais.

Se o atendimento não foi satisfatório, se houver risco de dano, suspeita de irregularidade ou se a pessoa preferir um canal independente, a Ouvidoria deve ser acionada.

“A Ouvidoria existe para garantir que nenhuma manifestação fique sem resposta. Quando algo não encontra solução nos canais tradicionais, estamos aqui para acompanhar e ajudar”, explica a Ana Beatriz.

Por que falar disso na Semana de Combate à Corrupção?

A corrupção também se combate com transparência e participação social. Canais seguros de escuta estimulam que irregularidades sejam identificadas mais cedo e que melhorias sejam implementadas de forma contínua.

A Ouvidoria, ao garantir ambiente protegido e acolhedor para manifestações, fortalece o Sistema de Integridade do Serpro e promove uma cultura de prevenção, confiança e responsabilidade pública.

Entrevista com Bia Caparelli, Ouvidora do Serpro

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“Ouvir com empatia e devolver respostas claras é essencial para construir confiança”

Portal Serpro - Qual é o principal valor da Ouvidoria para o Serpro?

Ana Beatriz Capparelli - A Ouvidoria é um espaço onde as pessoas podem falar com segurança. Nosso valor está na escuta ativa, na imparcialidade e na capacidade de transformar relatos em melhorias reais para a empresa.

PS - Como a Ouvidoria contribui para prevenir desvios e corrupção?

ABC - Ao garantir sigilo e proteção ao denunciante, incentivamos que irregularidades sejam comunicadas logo no início. Muitas vezes, uma denúncia bem tratada impede que um problema se torne maior.

PS - Que mensagem você deixa para quem tem receio de registrar uma manifestação?

ABC - Confie no processo. Cuidamos de cada relato com ética e confidencialidade. E lembre-se que denunciar ou registrar uma reclamação é um ato de cidadania e de cuidado com a organização.

E nesta quinta-feira

A série continua destacando as instâncias que compõem o Sistema de Integridade do Serpro. Amanhã, você vai conhecer a atuação da Comissão de Ética e sua contribuição para orientar comportamentos e reforçar o respeito no ambiente de trabalho.

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