Notícia
Sustentabilidade
Pessoas e sociedade: ativos de uma organização

Saúde, bem-estar, valores compatíveis com vida em comunidade. Estes são alguns assuntos abordados no eixo Social da estratégia ESG, evidenciando a atenção da empresa na promoção de uma maior governança também em relação a sustentabilidade social. É, ainda, o tema do atual eixo da Jornada Ser ESG em Websérie, um conteúdo educativo sobre o tema disponibilizado no canal do Serpro no Youtube desde junho deste ano.
A saúde, por exemplo, tema do primeiro vídeo, reflete em todas as esferas nas quais ele está inserido; e no local de trabalho não é diferente. Pessoas com corpo e mente saudáveis não só desempenham melhor suas tarefas, mas também diminuem ausências ao trabalho. Para tanto, a superintendente de Pessoas do Serpro, Eunides Chaves, ressalta que o suporte interdisciplinar entre Medicina Ocupacional, Business Partner e Serviço Social reforça a atenção à saúde e ao ambiente socioemocional dos empregados de uma empresa. “Programas de educação contínua e bem-estar físico, como a parceria com a plataforma WellHub, ampliam as possibilidades de qualidade de vida”, pondera.
No segundo vídeo, o tema analisado é a inclusão e acessibilidade do cidadão em diversos aspectos, como o respeito e dignidade, o acesso a serviços públicos, oportunidades de emprego e exercício da cidadania. De acordo com o assessor da Diretoria de Negócios Econômico-Fazendários, Sérgio Kamache, o Serpro é uma empresa que pratica a inclusão digital do cidadão desde o princípio. “Além disso, a primazia em experiência do usuário, buscada por nossas equipes no desenvolvimento de soluções, promove uma inclusão digital ainda mais ampla ao exercitar empatia em relação aos usuários finais”, complementa.
O terceiro vídeo do eixo aborda o tema da educação, que pode ser vista tanto no sentido corporativo, quando se oferece treinamento e conhecimento aos empregados, quanto no sentido social, quando abordamos as contribuições que uma organização pode fazer junto a sua comunidade e ao país. Patrícia Lopes, analista da divisão de Capacitação para Soluções Educacionais e Corporativas, afirma que o Serpro atua de forma decisiva para promover a educação e a cultura, dentro e fora da empresa, e enumera algumas iniciativas. “Temos investido de forma consistente em programas e planos de capacitação e difusão de conhecimento”, diz.
No quarto vídeo, o foco é no bem-estar sistêmico da organização e da sociedade. Para Viviane Malheiros, superintendente de Educação e Cultura do Serpro, os valores de diversidade, equidade e inclusão são pilares do compromisso ESG e da estratégia organizacional. “Sabemos que o desempenho da organização nasce de um clima organizacional saudável, onde cada profissional se sente respeitado e parte do todo”, afirma.
Interessou-se pela abordagem do tema ESG no Serpro? Leia nossas outras matérias sobre os eixos da estratégia: transversalidade e governança!