Notícia
Agronegócio
Conexão Agro reúne investidores e startups para atender aos desafios dos produtores brasileiros

Na última quarta-feira, 26, o Serpro e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promoveram, no Cubo Itaú em São Paulo, o Conexão Agro, encontro voltado especialmente ao ecossistema de inovação do agronegócio brasileiro. O evento reuniu investidores, agtechs, foodtechs, startups e empresas de inovação tecnológica para atender aos principais desafios enfrentados pelo setor.
No encontro, o Serpro apresentou diversas soluções que surgiram a partir de um acordo de cooperação técnica entre a empresa pública e o Mapa. “Temos diversas soluções voltadas especialmente para o agronegócio do país. Nossa ideia é trazer respostas às demandas da cadeia produtiva, gerando soluções a partir dos dados do governo”, explicou Gerson Galeno, gerente do Serpro que atua da área de negócios voltada a sistemas digitais do agro.
Uma dessas soluções é a Plataforma de Serviços da Defesa Agropecuária, que, segundo Galeno, “amplia a capacidade de atuação dos órgãos de fiscalização, promovendo mais eficiência, sustentabilidade e segurança para o setor agropecuário”.
Uma funcionalidade de destaque dessa plataforma é um módulo lançado no último mês de abril, destinado aos estabelecimentos que recebem o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Outro lançamento importante deste ano aconteceu em novembro, um painel gerencial que consolida os resultados do Plano ABC+.
O gerente da estatal também listou vários sistemas estruturantes, como o AgroBrasil + Sustentável, que promove o uso integrado de dados do governo e certificações do setor privado para que o produtor possa atender às exigências do mercado nacional e internacional. Outro, foi o Raiz Tech, ambiente de inteligência de negócios destinado ao segmento rural e ambiental. Por fim, o Mapa Conecta, solução desenvolvida pelo Serpro que pretende se tornar referência mundial em inovação aberta no agro, também foi citado.
Mapa Conecta
Cesar Teles, coordenador- geral de Articulação para Inovação no Ministério da Agricultura e Pecuária, trouxe a percepção da pasta a respeito do Mapa Conecta. “O Brasil é o segundo país da América Latina que mais investe em inovações para o agro. No entanto, no ranking geral, estamos apenas em 52º lugar, posição que não faz jus nem à importância desse setor passa nossa economia, nem à quantidade e força das nossas instituições de pesquisa, que têm muito a ensinar ao mundo”, avaliou.
O Mapa Conecta é um “grande programa” que visa contribuir para solucionar esse problema a partir de duas vertentes. Na primeira delas, o objetivo é ajudar os Estados a criar uma governança de inovação em sua própria base territorial. Na segunda, a visão é mais geral, e o objetivo é o de fortalecer o ecossistema de inovação agropecuária, integrando os diversos atores presentes em todo o território nacional, difundindo ideias, tecnologias e boas práticas.
“Mais de 71 instituições de ensino e pesquisa, 88 parceiros privados e 90 instituições de governo já aderiram ao projeto e esses números aumentam a cada mês, um crescimento que só está se tornando possível graças à utilização da tecnologia desenvolvida pelo Serpro. Nossa meta é sermos o ponto de entrada da inovação aberta no agro brasileiro, promovendo negócios, fortalecendo e difundindo a inovação”, informou o coordenador.