Notícia
Sustentabilidade
Websérie Jornada Ser ESG chega ao fim com foco no eixo Ambiental

O Serpro encerra hoje uma de suas principais realizações para o fortalecimento da cultura ESG: trata-se da Jornada Ser ESG em Websérie, composta por 16 vídeos que oferecem um panorama completo sobre os eixos transversal, social, ambiental e de governança.
Neste último bloco, sobre o eixo ambiental, um dos temas que mais ganharam importância nas últimas décadas, são apresentados quatro vídeos. Valéria Lemos, líder do Projeto Ser ESG no Serpro, considera que dois dos principais focos do Eixo Ambiental são Cultura e Capacitação. “Com este conjunto de ações educacionais contribuímos de forma efetiva para um maior engajamento das lideranças e empregados, que passam a compreender os aspectos e a importância da empresa ser cada vez mais sustentável”, diz a gestora.
O primeiro vídeo destaca a importância da discussão sobre a emissão de gases de efeito estufa, tema em que o Serpro atua com ações para reduzir suas próprias emissões. A analista do projeto Ser ESG e responsável pelo monitoramento do eixo ambiental no Plano de Ações ESG dentro da empresa, Maria Cristina Siqueira, lembra que o Serpro possui um plano voltado à mitigação das emissões de gases de efeito estufa, alinhado às melhores práticas do mercado. “Estamos investindo em eficiência energética e no estudo para utilizar tecnologias mais limpas em nossas operações. Além disso, monitoramos nossas emissões periodicamente e publicamos os números obtidos no GHG Protocol, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade”, exemplifica.
O segundo vídeo tem como objetivo conscientizar a respeito da importância de se reduzir o consumo de água, importante recurso que se tornará mais escasso e demandará uso ainda mais responsável no futuro. Maria Cristina diz que, atualmente, o Serpro vem envidando esforços para atender os critérios da ABNT PR 2030 relacionados ao uso da água. “São avanços importantes em nossa jornada de sustentabilidade, pois mostram que temos uma gestão comprometida com o uso consciente dos recursos hídricos”, diz a analista.
Já no terceiro vídeo, a geração de energia limpa torna-se o objeto de discussão, com as ações do Serpro sendo focadas na eficiência de seu uso, um aspecto nem sempre lembrado. Francisco Gualberto Santos Filho, gerente do departamento de Obras e Infraestrutura de Instalações da Superintendência de Gestão Logística, diz que o Serpro promove ações de modernização do parque de equipamento de climatização, por exemplo. “Essas iniciativas têm como foco a redução do consumo de energia e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, representando um avanço significativo na modernização da infraestrutura predial”, explica.
Finalmente, o quarto e último vídeo do eixo e da série reforça a importância da reciclagem, uma das primeiras práticas de responsabilidade ambiental do mundo moderno. De acordo com Eduardo Castor, gerente da divisão Logística da Regional Recife, a gestão de resíduos no Serpro passou a ser o foco de uma série de ações de melhoria desde a adoção da estratégia ESG. “Novos procedimentos estão sendo estruturados para abranger todo o ciclo do tratamento de resíduos, desde a segregação interna e armazenamento, até o transporte e destinação final. Indicadores estão sendo levantados mensalmente, para controlar e melhorar o tratamento dos resíduos produzidos pela empresa”, detalha.
Fim de um ciclo
Para Marcus Vinicius da Costa, analista do projeto e coordenador do Eixo Transversal no Comitê ESG do Serpro, encerra-se hoje um ciclo que foi bastante frutífero. “Ao longo destes 4 blocos e 16 vídeos, o comitê Ser ESG do Serpro incorporou, de forma simples e próxima ao cotidiano de todos na empresa, as questões mais prementes para a sociedade e economia mundial dentro dos eixos nos quais o Serpro atua: Ambiental, Social, Governança e Transversal”, conclui.
Confira nos links abaixo os demais vídeos da Websérie Jornada Ser ESG.
 
                       
    
    
 
        
       
        
       
        
      