• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
  • Prestação de Contas
  • Transparência
  • Privacidade e Proteção de Dados
  • Assinador Digital
  • HOD
  • PSS Serpro
  • Fale com a Ouvidoria
  • Intranet
Área do Cliente
  • Soluções
  • Suporte
    • Central de Ajuda
    • Central de Serviços
    • Atendimento Gestão de Consignação
      • Sistema de Consignação
      • Preço dos serviços
      • Cronograma Vigente
      • Orientações Iniciais
      • Legislação
    • Central de Serviços - Transformação Digital da Justiça
  • Notícias
    • Revista Tema - Edição 239
    • Notícias 2025
  • Imprensa
  • A empresa
    • Estrutura Organizacional
    • Transparência
    • Endereços
    • Visite o Serpro
    • Livro da Marca
    • Inovação Aberta
      • Serpro Ventures
      • HackSerpro
        • Hackathon - Compras Governamentais
        • Hackathon Rede +Brasil
    • Eventos
      • 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Aviso de Privacidade
      • 1ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Participantes
      • Serpro Talks
      • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
      • Webinar Serpro
        • Riscos à Privacidade e Proteção de Dados
        • Inteligência Artificial - Desafios para a privacidade e proteção de dados
        • Avaliação de adequação à LGPD
        • Serpro e Fecomércio MG
        • Escritório Virtual
        • LGPD e Open Banking
        • LGPD: desafios e perspectivas
        • Pix - Pagamentos Instantâneos
        • Identificação digital e experiência do cliente
        • Privacidade e proteção de dados
      • Desafio Cultural POG
      • Lançamento da Plataforma LGPD Educacional
      • 1º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Aviso de Privacidade
      • 2ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Participantes
      • Oficina Online para ENGD - Empresas Públicas de Dados (Prods)
      • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
        • Palestrantes
      • IA em Ação
    • Certificações e Reconhecimento
    • Programa Agora
  • Contato
  • Acesso à informação
  • Sustentabilidade
    • ESG Serpro
    • Conheça o Nosso Trabalho
    • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    • Jornada Ser ESG
    • Notícias e Artigos
    • Sustentabilidade
  • Redefinir Cookies
    Info

    Notícias

    notícias

    Notícia

    Edição 238 - Artigo

    Transformação ágil no Serpro

    Artigo aborda o desenvolvimento da metodologia ágil na empresa
    imagem icone.jpg
    por Iran Porto Júnior — 19 de maio de 2017

    Entrega frequente de soluções, equipes e clientes colaborando, simplificação do trabalho e respostas rápidas a mudanças. Esses são princípios das abordagens ágeis que ajudam o Serpro a reduzir o tempo de entrega de soluções digitais, com foco em valor agregado para seus clientes. E, não por acaso, o tema Agilidade se reafirma como estratégico para a empresa.

    Ser ágil para o Serpro, muito mais do aplicar técnicas específicas, é adotar uma filosofia baseada em transparência, simplicidade, comunicação, feedback, e capacidade de adaptação. Por isso, a empresa promove iniciativas que convergem para um objetivo maior de mudança de cultura.

    Mudar a cultura organizacional e a forma de trabalhar é uma das resoluções corporativas mais desafiadoras porque exige muito esforço, e não acontece da noite para o dia.

    Algumas vezes, talvez pela ansiedade de ver mudanças mais radicais, nos perguntamos:

    • Estamos nos movimentando na direção correta?
    • Aquele curso foi uma ação isolada ou influenciou o dia a dia? Aquela melhoria no processo será usada na prática?
    • A mudança está mesmo acontecendo?

    Nem sempre evoluímos na velocidade que queremos. Mudanças de cultura são assim. Ao olhar ao redor, porém, sentimos a mudança em curso no Serpro.

    "Mudar a cultura organizacional e a forma de trabalhar é uma das resoluções corporativas mais desafiadoras porque exige muito esforço, e não acontece da noite para o dia".

    Uma primeira evidência de que a mudança acontece é que, para projetos acima de 100 Pontos por Função, os que usam práticas ágeis são maioria. Práticas ágeis são usadas para soluções digitais da Administração Pública, como:

    • Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen) e Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), para o Ministério da Justiça;
    • e-Opjud, para controle de ações judiciais e de crédito tributário sub judice, e Sief-Par para criar parcelamentos parametrizados; ambos para a Receita Federal do Brasil (RFB);
    • Sistema de Acompanhamento de Haveres Financeiros Junto a Estados e Municípios (Sahem) e Sistema Integrado de Administração Financeira (Novo Siafi), para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN);
    • Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), para o Ministério do Planejamento.

    Outra evidência importante é a melhora na percepção dos clientes em relação aos prazos de entrega para desenvolvimento de aplicações, revelada na comparação da Pesquisa de Satisfação 2014 com a pesquisa 2016.[1]

    Para demandas de pequeno porte, a mudança na forma de trabalho (via aplicação de técnicas de Kanban para desenvolvimento de software – operação continuada) trouxe redução de até 44% no tempo de entrega.
    Vários depoimentos também evidenciam a mudança acontecendo:

    “O desenvolvimento [do Sisdepen] foi bastante facilitado pela adoção de metodologia ágil, que prioriza a entrega de módulos definidos como essenciais pelo cliente”. [2]

    “O Serpro fez uso intensivo da metodologia ágil... para construir o sistema [Sahem], e tal opção garantiu a entrega... com muito mais assertividade e participação do cliente”. [3]

    “Os métodos ágeis garantem mais eficiência e assertividade na entrega de produtos ao cliente”. [4] 

    “Hoje já conseguimos entregar ambientes de desenvolvimento, de validação de testes, em prazos menores do que os do passado. E os clientes começam a perceber isso”. [5]

    Corredores, divisórias e janelas estão repletos de post its e quadros kanban. E não são para “tirar foto”. São instrumentos vivos de comunicação, planejamento e execução. Palavras como “backlog”, Scrum, e “kanban” fazem parte do nosso vocabulário e tanto em áreas finalísticas (Negócio, Desenvolvimento e Infraestrutura), quanto em áreas meio: Jurídico, Universidade Serpro, Comunicação, Logística. Temos notado “focos” de mudança se espalhando cada vez mais.

    Estas mudanças são consequência de iniciativas do Serpro, relacionadas a Agilidade: cursos e eventos de capacitação, estabelecimento de uma rede de coaches, incorporação de novas tecnologias e melhorias em processos.

    Todos os níveis organizacionais estão envolvidos com o tema Agilidade, inclusive a alta liderança. Superintendentes participaram de workshop para a alta liderança e aplicaram práticas para o planejamento estratégico 2017. Mais de mil pessoas foram capacitadas no Workshop Ágil e mais de 160 gerentes no Curso Gestão Ágil, com uma turma em cada Regional, ao menos. E@D, cursos presenciais, workshops, seminários e mentorias acontecem em todo Brasil.

    Novas tecnologias e procedimentos mais enxutos aceleram a criação de ambientes de desenvolvimento (AmbDes) e se combinam em uma plataforma ágil de entrega de ambientes de TI (Estaleiro).

    Assim, certamente, podemos responder àquelas perguntas com um sonoro: SIM! A mudança está mesmo acontecendo e estamos nos movimentando na direção correta em relação a Agilidade.

    "Novas tecnologias e procedimentos mais enxutos aceleram a criação de ambientes de desenvolvimento (AmbDes) e se combinam em uma plataforma ágil de entrega de ambientes de TI (Estaleiro)".

    Isso, no entanto, não significa que já chegamos lá. Ainda existem procedimentos burocráticos, processos verticalizados e pouco integrados e oportunidades de aprimorar práticas de engenharia. Os próximos passos, com iniciativas estratégicas, já em andamento, são:

    • Construir uma visão unificada para entrega ágil de soluções digitais, com foco em simplicidade e agilidade;
    • Ampliar o uso de abordagens ágeis (ex.: criar condições contratuais); e
    • Aproximar ainda mais as equipes de desenvolvimento dos clientes.

    Todas estas iniciativas fazem parte do planejamento estratégico 2017 do Serpro e demostram o patrocínio da empresa para o tema. Mas, a abrangência da transformação ágil depende não só deste patrocínio, depende também do engajamento de cada um de nós e do evolvimento dos nossos clientes.

    Se você trabalha no Serpro, dê uma volta pela sua regional e perceba a mudança acontecendo. Converse com pessoas de outras áreas, pergunte o que elas tem feito, o que tem funcionado, o que tem exigido mudanças. Procure os responsáveis pelas iniciativas estratégicas e contribua. Em sua equipe, proponha, questione, experimente e aja! Faça acontecer!

    Referências

    [1] Pesquisa de Satisfação de Clientes – 2016 . Superintendência de Estratégia, Desempenho Empresarial e Marketing (Suped). Dezembro/2016
    [2] Depoimento divulgado na notícia “Sistema agiliza informações de penitenciárias” publicada pela Comunicação Empresarial do Serpro – 12 de maio de 2016
    [3] Depoimento divulgado na Revista Tema na matéria “Sahem facilita controle de haveres financeiros”. Disponível em: https://intra.serpro.gov.br/tema/noticias-tema/sahem-facilita-controle-de-haveres-financeiros
    [4] Depoimento do diretor de Operações Iran Porto no Agile Trends Gov (2016), publicada na matéria "Serpro dá exemplo de uso de metodologias ágeis”
    [5] Depoimento do diretor de Operações Iran Porto na matéria tema “Novos Produtos para novos clientes”, Seção: “Filosofia Ágil agrega Desenvolvimento, Infraestrutura e Atendimento”

    Imagem 1Iran Porto Júnior
    Diretor de Operações do Serpro desde maio de 2016. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília, possui pós-graduação em projetos pela Fundação Getulio Vargas e certificação PMP pelo PMI.

    Doormat

    Soluções

    Por Público
    Por Linha de Negócio
    Proteção de Dados

    Suporte

    Central de Ajuda
    Central de Serviços
    Acesso Remoto (SAR)
    Consignatários
    Downloads

    Institucional

    Quem Somos
    Integridade
    Transparência
    Carreiras
    Simplifique
    Marca Serpro

    Contato

    Contatos
    Imprensa

    Empregado

    Intra Serpro
    PAS Serpro
    Plano Odontológico

    Serpro Sede

    SGAN Quadra 601 Módulo "V"

    CEP: 70836-900

    FAX: (61) 2021-8531

    Horário de atendimento: 8h às 18h

    Serpro Ministério da Economia Brasil Governo Federal

    Contato

    • Quero Adquirir uma Solução
    • Problemas com uma Solução
    • Assessoria de Imprensa
    • Ouvidoria
    • Outro Assunto